You are currently viewing Osmar Tozzo, Prefeito de Passos Maia é eleito Presidente da AMAI

Osmar Tozzo, Prefeito de Passos Maia é eleito Presidente da AMAI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Em chapa única e por indicação tirada entre os prefeitos de cada partido, a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) elegeu, ontem à tarde, o novo presidente da associação, Osmar Tozzo, prefeito reeleito de Passos Maia, que substitui o ex-prefeito de Lajeado Grande, Noeli Dal Magro. A assembléia que elegeu e empossou a diretoria contou com a presença do diretor-executivo da Federação Catarinense de Associações de Municípios (Fecam), Celso Vedana, e o processo de escolha dos novos dirigentes seguiu o previsto no estatuto da entidade: o presidente do primeiro mandato da associação é indicado pelo partido que conquistou maior número de prefeituras nas eleições – no caso, o PMDB, que elegeu os prefeitos de Passos Maia (Osmar Tozzo), Bom Jesus (Clóvis Fernandes de Souza), Marema (José Antônio Marchetti), Vargeão (Amarildo Paglia) e Entre Rios (Narciso Biasi). Pelo mesmo critério estabelecido no estatuto, o prefeito de Faxinal dos Guedes, Flávio Bruno Boff (PSDB), e de Ponte Serrada, Antoninho Rossi (DEM), foram eleitos e empossados como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente.

Para o novo presidente da Amai, prefeito Osmar Tozzo, que cumpre seu terceiro mandato em Passos Maia, "a Amai sempre foi importantíssima na representação regional e na assessoria às prefeituras. Temos muitos temas que foram vencidos e muitos outros pela frente, entre os quais posso citar o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, neste ano, e para o qual teremos que ter o suporte da Amai. Teremos que elaborar também, este até 2010, o Plano Municipal de Saneamento Básico, igualmente muito importante para os municípios, e outras atividades em que a Amai estará empenhada em ajudar os municípios. Sem contar com todos os outros trabalhos que já faz, de assessoria na área social, na engenharia, a com topografia e todo o aparato que a Amai dá aos municípios".

O presidente Osmar Tozzo também frisa a importância da associação em outro aspecto: como força política regional e com a vantagem de ser suprapartidária, na medida em que os maiores partidos do país têm prefeitos representantes de suas siglas, que, por sua vez, contam com o apoio de parlamentares de seus partidos. "Neste momento político em que estamos vivendo, em que a nossa região Oeste nunca teve tantos representantes, tantos parlamentares estaduais e federais como temos hoje, temos o projeto importantíssimo do governo do estado, trazendo recursos e mais recursos para o Oeste pelo próprio plano de governo. E, com certeza, a associação, com todos os prefeitos de todos os partidos e seus representantes políticos, deputados estaduais e federais, nós teremos muito mais força para barganhar, e colheremos muitos bons frutos, para colher com a nossa associação e com o nosso trabalho", adiantou Tozzo.

 O conselho fiscal ficou composto pelos prefeitos de Lajeado Grande (Zeno Jairo Zmijevski), de Xaxim (Gilso Luis Vincenzi), de Bom Jesus (Clóvis Fernandes de Souza), de Abelardo Luz (Dilmar Fantinelli) e de Ipuaçu (Denilso Casal). As prefeituras de Xanxerê, Ipuaçu e Ouro Verde estiveram representadas pelos vice-prefeitos, respectivamente: Leandro Vigo, Cesamar Orlandi e Afonso Kosinski. Os demais onze municípios estiveram representados por seus respectivos prefeitos.

O agora ex-presidente da Amai, Noeli Dal Magro, fez um relato das principais ações de sua gestão, com destaque para os diversos cursos de treinamento para técnicos de diversas áreas das administrações municipais; a implantação do programa federal "Territórios da Cidadania"; o programa da Mesorregião da Fronteira do Mercosul, que disponibiliza recursos da União a fundo perdido para os municípios; além de participar da histórica conquista do aumento de 1% no retorno do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma meta que vinha se arrastando há décadas. Dal Magro também destaca a aquisição de dois veículos novos para uso dos técnicos e dos funcionários da administração da Amai, além da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS-Amai, que deverá ser implantado pelos novos prefeitos com a participação do governo do estado.