Mesomercosul ganha Universidade Federal

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou o projeto de Lei 2199/07 que cria a Universidade Federal da Mesorregião Fronteira do Sul (UFFS), que será encaminhado ao Congresso Nacional. A instituição de ensino será instalada em Chapecó, com previsão de implantação para o segundo semestre de 2009 e deve beneficiar aproximadamente 415 municípios, 3,7 milhões de habitantes do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

A nova universidade ainda terá quatro campi: em Cerro Largo e Erechim no Rio Grande do Sul; e nos municípios de Laranjeira do Sul e Realeza, sudoeste do Paraná. Serão oferecidos em torno de 30 novos cursos nas áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular, atendendo cerca de dez mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

A instituição de ensino ainda vai gerar empregos, serão necessários 500 professores universitários, 108 técnicos administrativos de nível superior e 232 de nível médio para o pleno funcionamento da universidade. Para o custeio e o pagamento de salários, estima-se um investimento anual de R$ 194, 5 milhões.

Fonte: AMAI/Com informações do G1 da Globo