A primeira reunião do novo colegiado do Território do Meio Oeste Contestado, no estado de Santa Catarina, foi realizada nesta terça-feira (26). Com o Programa Territórios da Cidadania, o colegiado está sendo ampliado de forma considerável, agregando novos atores, especialmente os ligados às áreas de saúde, educação e assistência social. O encontro, que aconteceu no município de Xanxerê, contou com a presença de cerca de cem pessoas, entre agentes do Governo Federal, representantes das administrações estadual e municipais e da sociedade civil organizada.
A reunião representa o início de fato do Programa no Território do Meio Oeste Contestado. Na ocasião, foram esclarecidas as dúvidas dos membros do colegiado a respeito do Territórios da Cidadania. Segundo o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Santa Catarina, Jurandi Gugel, o colegiado é a instância fundamental para o sucesso do Programa.
"É o colegiado que vai definir quais as prioridades do Território e também fiscalizar a implantação das ações e a aplicação dos recursos", afirmou Gugel. Já a consultora do Ministério da Saúde e representante do Governo Federal na reunião, Josete Andrade, ressaltou que agora é que inicia o trabalho de verdade e que será fundamental o engajamento de todos os membros do colegiado no planejamento e na execução das ações.
Moradora da aldeia indígena Pinhalzinho, localizada no território, Osana Gonçalves Mendes afirmou que a iniciativa é muito bem-vinda e espera que as ações cheguem mesmo nas áreas mais necessitadas. Segundo ela, os principais problemas da aldeia estão ligados à saúde e ao saneamento básico. "São problemas antigos e que até hoje não foram enfrentados plenamente. Esperamos que agora sejam desenvolvidas ações que realmente melhorem a qualidade de vida da comunidade". Na aldeia vivem 910 índios da etnia kaigang.
O Território do Meio Oeste Contestado engloba um total de 29 municípios e uma população de aproximadamente 259 mil habitantes. É a região que possui o maior número de assentamentos da reforma agrária do estado, com 51 assentamentos e mais 2,2 mil famílias beneficiadas, além de quatro reservas indígenas. Por meio do Programa, serão investidos no Território neste ano mais de R$ 108 milhões em 57 ações.
Fonte: Seliane Pierezan Território Meio Oeste Contestado