O Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul realizou a 2ª etapa da Oficina de Capacitação em Projetos. A representante da AMAI no evento, Sandra Fiorese, participou da capacitação na elaboração de projetos na área de Projeto do Turismo e do Artesanato.
Segundo Sandra Fiorese, o projeto desenvolvido foi sobre a inventariação dos atrativos e potenciais turísticos da mesorregião grande fronteira do mercosul. A capacitação na elaboração de projetos tinha ainda outros temas como: Projeto da Inclusão Digital; Projeto da Cadeia Produtiva do Leite e; Projeto Cadeia Produtiva da Fruticultura.
"É a primeira vez que participo, achei bastante interessante e procura enfocar que tem diversas fontes de captação de recursos e o que necessitamos ter são bons projetos para a região", avaliou Sandra.
O fórum aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em Chapecó.
A primeira fase do Fórum, ocorreu em agosto e consistiu no nivelamento de informações, recebimento de orientações, formação dos grupos e encaminhamentos.
O presidente do Fórum da Mesomercosul, Célio Wessler Boneti, abordou sobre o estágio dos trabalhos da criação da Universidade Mesorregional, encaminhamentos para a publicação do Plano de Ações, discussão da concepção do modelo de gestão do Plano e do Fórum. Boneti também prestou informações sobre a audiência para articulação parlamentar, visando apoios com emendas e a realização de evento para apresentação dos projetos aos Ministérios apoiadores.
Outros assuntos debatidos na primeira fase foram as perspectivas orçamentárias para o Promeso, exercício 2008, apresentação e referenciamento dos projetos a serem apoiados com recursos em 2007, constituição do grupo de trabalho para a organização do 3° Integrasul e discussão da responsabilidade com Conselho de Representantes, no acompanhamento do processo de elaboração dos projetos.
Fonte:ASCOM/AMAI com informações da MB Comunicação