O evento possibilita a orientação e debate de temas importantes para a correta aplicação dos recursos públicos. Esta edição, que aconteceu no dia 13 de setembro, no município de Concórdia, contou com grande participação de prefeitos da AMAI, vice-prefeitos, servidores públicos e da equipe técnica da associação.
A Vice-Presidente da Amai e prefeita de Bom Jesus, Clarice Schneider, fez parte da mesa de abertura do evento. "Este evento é de grande importância para todos administradores públicos porque o Tribunal de Contas vem esclarecer e orientar técnicos e prefeitos quanto a forma de correta de proceder a administração dos bens públicos. Isto aproxima e contribui para a melhor aplicação dos recursos". Clarice avalia que "o Tribunal de Contas vem trabalhando muito com orientações e esclarecimentos para que posteriormente possa ser cobrado".
A palestra sobre a importância do controle externo para o chefe do poder executivo e as possibilidades de parceria e interação entre as Câmaras Municipais e TCE/ SC esclareceu e atualizou os administradores e servidores públicos dos municípios das duas associações participantes AMAI e Amauc.
A programação do evento possibilitou a divisão em grupos de estudos direcionados. Prefeitos, Vices e Secretários receberam orientações sobre a importância do controle interno para assegurar a regularidade da gestão e afastar a responsabilização do Prefeito e também sobre a tomada de Contas Especiais como instrumento para identificar responsáveis nos casos de dano ao erário.
"O adequado funcionamento do Sistema de Controle Interno proporciona tranqüilidade e garantia aos prefeitos contribuíndo ainda mais para a melhoria dos resultados da gestão pública municipal", desta o Prefeito Sandro Fávero.
"O novo formato do ciclo de palestras pode contemplar o público de cada segmanto onde foram abordadas questões específicas", avaliou Osmar Tozzo, Prefeito de Passos Maia.
Os técnicos receberam capacitações nas áreas de contabilidade e prestações de contas. Temas como a E_Sfinge: especificação de fonte e recursos, plano de contas, certidão e alterações orçamentárias foram debatidos no evento. "Tivemos esclarecimentos no balanço orçamentário e também sobre o sistema E_Sfinge", disse Laizi Daeuble, da equipe técnica da Amai.
O Presidente da Amai, EdsonVizolli, disse que "eventos desta natureza contribuem para a reflexão e atualiza os profissionais a cerca dos assuntos importantes para a administração pública".
A Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, aproveitou a oportunidade para reivindicar que a próxima edição do estudo seja realizada na sede da Amai. "Foi solicitado junto ao tribunal para que região da Amai possa ser a sede do XI Ciclo de Estudos do tribunal de Contas".
Fonte: ASCOM/AMAI