Segundo o professor Elton Luiz Nardi, que coordenada à exposição das temáticas da capacitação até o momento o foco dos encontros foi a preparação dos participantes para compreender a fundamentação, o processo histórico e o conhecimento do Plano Nacional de Educação que é uma referência. "Agora, vamos focar na discussão da idéia de construção do PME, na importância do envolvimento da população tanto para a realização do diagnóstico de cada município quanto para a construção do PME".
Segundo a Presidente do Colegiado de Educação da AMAI e Secretária Municipal de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, a melhor maneira de construir um Plano Municipal de Educação é conhecendo a realidade do município e da população. "Nós precisamos da formação de comissões municipais de educação para trabalhar diretamente na construção do PME, precisamos que a comunidade toda participe da elaboração do PME porque precisamos fazer um diagnóstico de cada município, precisamos conhecer a realidade dos nossos municípios como um todo e não apenas na educação. Precisamos conhecer a realidade econômica, agrícola, empregos, salários, índice de desenvolvimento humano, etc A partir deste conhecimento é preciso saber que tipo de município queremos e o que devemos fazer para alcançar os níveis de crescimento de escolarização que estamos pretendendo", disse.
A participação e envolvimento de pais de alunos, clubes de serviços, pessoas física e jurídica, promotoria pública, conselhos e todas as pessoas que tem interesse no crescimento educacional do município devem participar da construção do PME. A meta de implementação do PME é para dez anos por isso é um plano da sociedade e não das administrações municipais porque ele deve ultrapassar administrações.
A capacitação está sendo oferecida pela AMAI aos municípios associados e terá ainda mais 16 horas de curso. Participaram desta etapa os Secretários Municipais de Educação e as equipes diretivas dos 14 municípios associados a AMAI.
Fonte: Ascom/AMAI