Aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes hoje na 3ª Conferência das Cidades que aconteceu no Centro Comunitário Paroquial Senhor Bom Jesus, em Xanxerê.
A abertura oficial aconteceu às 9:00 horas e contou com a presença de autoridades como diretoria da Associação dos Municípios do Alto Irani, Prefeitos, Presidente do Crea que é grande parceiro para a realização do evento, grande público, imprensa, palestrantes, além da equipe técnica da AMAI.
O Presidente da Associação e Prefeito de Faxinal dos Guedes, Edson Vizolli falou sobre a importância da Conferência. "O evento é articulado e organizado pela AMAI em parceria com o Crea que é o grande contribuidor do encontro. È um diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir esta política urbana para todo o país". Uma das grandes perguntas que se faz hoje è de que maneira coordenar as cidades dentro de tantas preocupações como moradia, saneamento, plano diretor enfim o objetivo maior da Conferência é construir cidades mais justas democráticas e sustentáveis. Para AMAI, sem dúvida é um grande momento."
As prioridades levantas hoje na Conferência serão encaminhadas para a Conferência Estadual que acontece em Florianópolis nos dias nove e 10 de outubro e posteriormente, para a Conferência Nacional que é realizada de 25 à 29 de novembro, em Brasília.
Para o Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina – Crea, Raul Zucatto, o evento é importante porque é necessário pensar as cidades e os municípios bem como a ocupação dos espaços, o uso adequado do solo, as áreas de lazer e a preservação ambiental. "Os tempos exigem que passemos a ver as nossas cidades como um espaço para que as pessoas se sintam bem e felizes, assim como existe as condições para o desenvolvimento sustentável. Portanto, eu entendo que precisamos pensar o desenvolvimento viável, socialmente desejável, tecnicamente recomendável e também ambientalmente sustentável."
O primeiro palestrante, Dr. Renato Saboya, especialista em Engenharia Civil e Planejamento Urbano e Regional, fez uma reflexão sobre o tema: A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades. O assunto tratado posteriormente foi: Plano Diretor Participativo, no qual o Deputado Federal, José Carlos Vieira, contou algumas experiências de Planos Diretores. Por último, o Supervisor da Representação de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Olír Helvico Dal Cin, fez uma contextualização das Conferências que já foram realizadas e falou sobre o que está sendo proposto para debate nesta Conferência. "Estarei apresentando os produtos que existem hoje para financiamento do desenvolvimento urbano em nível de governo federal."
Para ele, os avanços que já aconteceram foram, em primeiro lugar, a criação dos conselhos das cidades que orienta as diretrizes da política de desenvolvimento urbano como habitação e saneamento e a criação da Lei 11.124 que estabelece o fundo nacional de desenvolvimento urbano.
Fonte: ASCOM/AMAI