Ontem, a associação realizou, no auditório da sede, a primeira das seis etapas da capacitação para os Gestores de Educação da Região do Alto Irani. Participaram do encontro, aproximadamente 35 pessoas entre técnicos e gestores da área de educação, dos 14 municípios associados.
Para a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, o objetivo das capacitações "é orientar os Gestores sobre o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação, que é fundamental para os municípios. Para a AMAI, também é importante oferecer capacitações como essa, porque assegura o caráter representativo da entidade participando do processo de organização e planejamento das administrações municipais".
Os assuntos tratados, nesta primeira etapa da capacitação, pelo professor Elton Luiz Nardi foram sobre a educação como política pública, o plano de educação no Brasil e quais as experiências que o país teve até hoje com base no processo histórico do plano nacional de educação. Foi discutido também sobre os princípios para nortear a construção de um plano de educação, objetivos de um plano de educação e prioridades.
Elton Luiz Nardi disse que "o Plano Municipal de Educação é uma política educacional, é um instrumento e um recurso da política educacional por isso, nós estamos traçando o destino e planejando o futuro educacional do país".
Segundo Ingrid Piovesan, "a aprovação dos Planos Municipais de Educação e a sua transformação em lei municipal, constituirá um passo importante para o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Constituição Federal", explicou.
Fonte: ASCOM/AMAI