Comunicação na Gestão Pública Municipal
Dias 16 e 17 de agosto – Maravilha (SC)
|
Objetivo |
Desenvolver e capacitar à área de comunicação social, com novas técnicas de gestão em comunicação na esfera pública municipal, bem como, habilitar o profissional com conhecimentos teórico-práticos para atuar e compreender as tendências do processo de comunicação. |
Público-Alvo |
Profissionais que trabalham em veículo de comunicação, que desempenham atividade de comunicação como jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, colunas sociais, esportivas, políticas, com enfoque nos assessores de imprensa das prefeituras ou pessoas responsáveis por tal tarefa e demais interessados. |
Data e Local |
Dias
16 e 17 de agosto de 2007
Local
Auditório da AMERIOS
Avenida Euclides da Cunha, 160
Maravilha – SC
Fone: (49) 3664.0282 |
Programação |
TEMÁRIO |
1. CONCEITOS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL |
2. O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL GOVERNAMENTAL
– O universo da comunicação governamental.
– Estado e governo.
– Sociedade Civil.
– Administração pública e os princípios constitucionais relacionados à comunicação – o que pode e o que não pode na comunicação de governo (constituição federal, Tribunal de Contas, Ministério Público, etc.). |
3. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
– O plano de comunicação social, objetivos, estratégias, programas e projetos. |
4. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA COMUNICAÇÃO
– Criando as condições para implementar as estratégias de comunicação.
– Alternativas de inserção dentro da estrutura da Prefeitura (organograma)
– As atribuições da área de comunicação.
– O processo de comunicação governamental – clientes e fornecedores – fluxos %u2013 rotinas
– Cultura de comunicação (como criar).
– O profissional de comunicação governamental – competências e habilidades mínimas. |
5. OPERANDO A COMUNICAÇÃO
– A comunicação integrada como ferramenta mais potente de comunicação.
– As pontas da comunicação integrada, as atribuições e produtos de cada ponta – PP, RP, AI (o triângulo da comunicação integrada).
– O papel da comunicação no jogo social.
– O gerenciamento de crises.
– O uso estratégico dos veículos de comunicação. |
6. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE GOVERNO
– Conceito de sistema.
– Partes, conteúdos, formas e linguagens do sistema de comunicação.
– O conteúdo político da comunicação – conquistar corações e mentes. |
7. RELAÇÃO COM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO
– Ocupação de espaço em veículos privados.
– A batalha por espaço e por formar opinião – como fazer e com quem fazer.
– Relacionamento com agência de publicidade – quem dita os rumos e quem cria – forma e conteúdo.
– A relação com os veículos de comunicação: donos, editores e repórteres.
– A realidade da comunicação nos municípios menores e as principais características dos veículos de comunicação no estado.
– As novas mídias e as tendências na área da comunicação pública (Caso REDECIM-FECAM). |
8. A ESTRATÉGIA NA COMUNICAÇÃO
– Oficina para construir um plano mínimo de comunicação alinhado com o plano de governo e com a busca de percepções e imagem positivas. |
|
Professor |
Paulo Costa
Jornalista
Mestre em Desenvolvimento Regional/FURB – 2006
Especialista em Gestão de Marketing/Furb-2007
Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo/Unisinos-89
Áreas de atuação:
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Blumenau
Assessoria de Imprensa
Planejamento Estratégico |
Inscrições |
Confira na tabela abaixo os valores de inscrição:
Participante |
Valor (por inscrição) |
Servidores de municípios filiados à FECAM |
R$ 75,00 |
Servidores de municípios não filiados à FECAM |
R$ 150,00 |
Demais participantes |
R$ 150,00 |
Para mais informações: (048) 3223 1182 ou escoladegestao@fecam.org.br
|
Promoção |
Federação Catarinense de Municípios – FECAM |
Realização |
Escola de Gestão Pública Municipal
Associação de Municípios do Entre Rios – AMERIOS |
Apoio |
Associações de Municípios de Santa Catarina |