Linhas de financiamento serão apresentadas no III Congresso Latino-americano de Governos e Cidades Locais

Apresentar aos municípios as linhas de financiamento para investir na melhoria do serviço público é o objetivo principal do III Congresso Latino-americano de Governos e Cidades Locais, segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que concedeu entrevista coletiva à imprensa junto com o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, hoje (24/7), no Hotel Majestic em Florianópolis.

"Todos os municípios têm condições de buscar financiamento. O Congresso é uma tentativa de mostrar estes recursos que estão no Bird e Banco Mundial", afirmou. Ziulkoski também explicou que há recursos a fundo perdido na União Européia para investimentos nas cidades, principalmente em saúde.

Para o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, o Congresso fortalecerá a gestão pública. "Hoje, a principal ferramenta da administração pública é o conhecimento. Por isto, este Congresso abre um novo momento de integração e cooperação técnica", disse. Scheffer também destacou a importância de Santa Catarina sediar a primeira etapa brasileira do Congresso. "É um reconhecimento à organização do movimento municipalista catarinense, que está alinhado à realidade das cidades catarinenses e vem contribuindo para a melhoria do serviço público", defendeu.

Segundo o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, não teria momento mais apropriado para trazer este Congresso do que este, em Florianópolis. "Vivemos num divisor de águas na cidade: crescimento desorganizado com formação de bolsões de pobreza, meio ambiente e saneamento básico. Entretanto, nossa economia é baseada fundamentalmente no turismo, mas há crescimento da indústria tecnológica. Nosso futuro é ser a capital tecnológica", disse.

O Congresso inicia nesta quarta-feira (25/7), às 14h, no CentroSul, em Florianópolis. Segundo a organização do evento, já confirmaram presença na solenidade de abertura o vice-presidente da República, José Alencar, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes e o governador do Estado Luiz Henrique da Silveira.

Fonte: FECAM