Municípios da AMAI prepara Conferências de Assistência Social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Estiveram reunidos hoje, durante todo o dia, no auditório da AMAI, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, que são os trabalhadores sociais, e gestores para uma capacitação para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social que devem acontecer até o dia 30 de agosto.

Iraci de Andrade, assistente social e mestranda em serviço social, esteve no encontro para oferecer subsídios aos participantes para que possam realizar as Conferências nos seus municípios. "Fizemos uma reflexão do tema da Conferência deste ano que é: Compromissos e responsabilidades para assegurar a proteção social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS". A palestrante explicou ainda que "dentro deste tema, os municípios devem avaliar como está sendo implementado o SUAS, o que já foi implementado, as dificuldades encontradas, e quais as ações que devem ser desenvolvidas para que haja um avanço na implementação deste sistema".

As Conferências Municipais tem o objetivo de avaliar e levantar propostas que são encaminhadas através de delegados para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional com a finalidade de tornar realidade e trazer melhorias para os trabalhos sociais desenvolvidos nos municípios brasileiros.

Iraci de Andrade, que já participou de Conferências Nacional, disse que "foram aprovados dez direitos da assistência social como: o direito a convivência familiar, o direito ao abrigamento quando for vítima de violência ou abandono, direito à renda, direito a inclusão em programas de geração de trabalho e renda, a participação comunitária e outros".

A Conferência Estadual de Assistência Social deve ser realizada em Setembro, em Florianópolis, e a Nacional no mês de Dezembro, em Brasília. Estas Conferências acontecem a cada dois anos e tem a finalidade de avaliar as realizações ocorridas neste período e também levantar dados sobre a forma que os direitos que são assegurados pela assistência social estão sendo garantidos aos usuários de cada município.

Para Sandra Fiorese, assistente social da AMAI, o encontro serviu para esclarecer dúvidas acerca do relatório que é enviado para a Conferência Estadual já que alguns municípios, que integram a AMAI, já realizaram as Conferências Municipais. "Foi um dia de reflexão, troca de idéias e teve grande participação dos municípios com a presença de 28 pessoas", avaliou.   

Fonte: ASCOM/AMAI