Colegiado da Saúde da AMAI prepara Conferências

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Microrregião do Alto Irani esteve reunido na última sexta-feira, 13 de julho, no auditório da AMAI para reunião ordinária. Em pauta, a 13º Conferência Nacional, 5º Conferência Estadual e a Conferência Municipal de Saúde. Também foi apresentada, aos secretários, uma Portaria que aprova o Manual de Cooperação Técnica e Financeira que tem a finalidade de orientar os gestores públicos e privados nos procedimentos á captação e correta aplicação de recursos públicos federais, além da discussão de assuntos gerais.

Segundo a presidente do Colegiado e Secretária Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, Geni Pereira Lopes, no encontro foi discutido a preparação das Conferências Municipais de Saúde e as formas de divulgação para que a população participe em grande número. "O povo tem que participar porque o que for discutido e apresentado nas Conferências Municipais será recomendado para entrar no Plano de Saúde do Município. Então, é o momento certo para a avaliação dos problemas que existem em cada município associado a AMAI", disse. 

A política Nacional de Saúde exige que se faça uma Conferência Municipal de Saúde para avaliação da área em cada um dos 293 municípios de Santa Catarina. Dessa Conferência são eleitas propostas visando a melhoria da saúde municipal para que estas façam parte do Plano Nacional de Saúde dos Municípios.

O Secretário Municipal de Saúde de Xaxim, Geraldo Azzolini, explica que "as Conferências tem a finalidade de confirmar o que está certo, modificar o que está errado e de construir o novo que são novas propostas para a melhoria do sistema de saúde dentro do município".

O Conselho Nacional de Saúde definiu temas a serem discutidos nas conferências e um deles é o Pacto Pela Vida, que engloba questões como a política de saúde, a seguridade nacional e a política de estado que é aquela que não muda com as mudanças de governo. Estas conferências servem para a discussão e avaliação de como se encontra a saúde dos municípios catarinenses.

A presidente do Colegiado de Saúde da AMAI, Geni, convida e convoca a população a participar das Conferências Municipais e diz que vai se dedicar para divulgar os encontros que devem acontecer de agosto até o mês de setembro. "Precisamos trazer para esses encontros o povo que realmente utiliza o serviço da saúde pública porque são eles que sabem, na verdade, o nível de qualidade do serviço que está sendo oferecido". È importante que a população venha dar seu parecer e expressar os problemas porque poderá mudar a vida da população nos próximos quatro anos".

 

 

Fonte: ASCOM/AMAI