Curso de Produção de Flores, Jardinagem e Paisagismo atrai grande participação dos municípios da AMAI.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mais de 40 pessoas participaram hoje, 3 de julho, do Curso de Produção de Flores, Jardinagem e Paisagismo que a AMAI, em parceria com a Epagri, e Prefeitura de Faxinal dos Guedes, está oferecendo gratuitamente até o dia 5 de julho.

A abertura do curso aconteceu às 9:00 horas no auditório da AMAI e contou com a presença do prefeito municipal de Vargeão, Valdemar Lorenzetti, o gerente regional da Epagri de Xanxerê, Nilson Manzke, o engenheiro agrônomo e pesquisador da estação experimental da Epagri de Itajaí, Juarez José Vanni Müller, que estará ministrando o curso, a organizadora das aulas práticas do curso, Elvina Costa Curta, equipe técnica da AMAI e a imprensa local.

Para o prefeito de Vargeão, Valdemar Lorenzetti, o curso que a AMAI está realizando é o passo inicial para despertar um trabalho na área do paisagismo e jardinagem que se encontra carente na região do Alto Irani. "Este curso, proferido pelo pesquisador da Epagri que tem vasto conhecimento na área, vai trazer além do conhecimento técnico das práticas necessárias para o cultivo das flores, a iniciativa para os profissionais aqui presentes cuidar do meio ambiente e criar um ambiente mais verde".

Segundo o prefeito, "melhorar a paisagem dos municípios da AMAI irá contribuir para uma maior qualidade de vida da população e ainda deve trazer a conscientização da importância desse aspecto para a região."

Segundo Nilson Manzke, o curso contribui para o embelezamento das cidades, especialmente em áreas públicas como praças e escolas, mas também nos jardins particulares. "Quero agradecer a iniciativa da AMAI para esta parceria que é o começo de bons frutos", disse.

A responsável pela organização das aulas práticas do curso, que acontece no município de Faxinal dos Guedes amanhã, dia 4 de julho,  Elvina Costa Curta, explicou que em função da semana alusiva ao aniversário do município, as aulas práticas acontecerão nos pavilhões municipais, ao ar livre. "Vamos preparar estes locais como o ginásio municipal para as festividades do município". Segundo ela,"o objetivo do curso é melhorar o paisagismo das cidades, mas também para melhorar a paisagem das comunidades rurais, como o entorno dos centros comunitários para que se tenha mais vida em comunidade. Os agricultores também poderão perceber que além de ser um local para produzir é um lugar para ele viver e que as flores podem gerar empreendimentos."

A carga horária do curso é de quatorze horas de aulas teóricas e sete horas de práticas. O encerramento acontece na quinta-feira, dia 5 de julho, a partir das 11:00 horas, no auditório da associação e deve contar com a participação do presidente da AMAI, Edson Vizolli.

Fonte: ASCOM/AMAI