O curso aconteceu no laboratório de informática da UNOESC- Xanxerê durante todo o dia. No período da manhã, foram sanadas dúvidas técnicas do sistema avançado de gerenciamento dos portais municipais. Já na parte da tarde, ocorreu a apresentação dos sistemas específicos como as legislações, contas públicas, Lei de Responsabilidade Fiscal, concursos e licitações.
O coordenador da RedeCIM que ministrou o curso, Gustavo Zepka Medeiros, explicou aos presentes que os sistemas específicos como por exemplo, as publicações das contas públicas e os concursos são os assuntos que mais trazem acesso aos portais, além de melhorar a qualidade e credibilidade da página.
Segundo Gustavo, a região da AMAI é a única que reúne não só técnicos especializados nos portais como o pessoal de outros departamentos das prefeituras. Para ele, isso é um grande avanço porque envolve mais pessoas e demonstra interesse pela página on-line publicada pelos municípios. "Aproveito a oportunidade de estar na região da AMAI para pedir aos cidadãos que acessem as páginas on-line das prefeituras municipais para acompanhar as decisões e tomar conhecimento tanto das contas públicas como outros assuntos de interesse público como os concursos e as licitações, por exemplo", disse.
Para a assessora de imprensa da prefeitura municipal de Xaxim, Priscila Maboni, o curso foi de grande valia para esclarecer dúvidas de como publicar informações no portal. "Embora a AMAI está sempre prestando assessoria hoje pude aprender muito com o Gustavo", disse. O responsável pelo portal municipal de Ponte Serrada, Marcos Vieira, participou pela primeira vez da capacitação da rede. "Hoje consegui aprender muitas coisas novas da parte técnica mesmo estando há um ano trabalhando com a página", declarou.
Participaram da capacitação os profissionais responsáveis pelos portais municipais dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Marema, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Lajeado Grande, Vargeão, São Domingos, Ouro Verde, Passos Maia, Ipuaçu e Xaxim, além de contadores e controladores internos das prefeituras.
Fonte: ASCOM/AMAI