You are currently viewing II Conferência Regional de Políticas para Mulheres

II Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Cerca de 100 mulheres tiveram a oportunidade de discutir temas como o direito da mulher e sua participação nos espaços de poder na II Conferência de Políticas para Mulheres realizada pela AMAI, SDR e grupo de assistentes sociais, nesta segunda-feira, em Xanxerê.

Estiveram presentes no evento o presidente da AMAI, Edson Vizolli, a vice-presidente da AMAI e prefeita de Bom Jesus, Clarice Schneider, a promotora de justiça Dra. Ana Cristina Bonini, o presidente da câmara de vereadores de Xanxerê, João Carlos Fiorentin, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e demais autoridades.

Para a Prefeita, Clarice Schneider, a participação efetiva da mulher na política melhorou após a criação da lei 9.504 que garante, no mínimo, 30 % das vagas dos cargos políticos para as mulheres. "Ainda ocorre uma inibição das mulheres porque a maioria que se dedica a candidatura para cargos políticos são homens", explicou.

A Prefeita destacou ainda que a partir da última eleição percebe-se significativa mudança no cenário político de Santa Catarina. "Houve um aumento de 5 para 9 prefeitas mulheres e um total de 303 vereadoras no estado."

A Dr. Ana Cristina Bonini falou da igualdade entre homens e mulheres, fazendo uma comparação da mulher de hoje e a mulher no passado quando ocupava apenas a posição de rainha do lar. "A mulher de hoje começou a galgar um espaço maior, mas ainda não alcança a igualdade entre homens e mulheres", declarou.

No encerramento, uma das organizadoras do evento, Vânia Pinotti, informou que foi construído um conjunto de propostas que serão encaminhadas para a plenária da Conferência Estadual em Florianópolis nos dias 12 e 13 de julho sendo: Manutenção da aposentadoria da mulher agricultora; Garantir a aposentadoria da mulher dona-de-casa a partir dos 60 anos (independente de contribuição) mediante reconhecimento do trabalho social, viabilizando possibilidades de contribuição para as que ainda não completaram a idade; Assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários às trabalhadoras garantindo a licença maternidade para seis meses; algumas das propostas.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos

Fonte: Ascom/AMAI