Na última sexta-feira (05/01), na câmara de vereadores de Faxinal dos Guedes, houve a cerimônia oficial de posse da diretoria executiva da AMAI exercício 2007. Além dos prefeitos e vice-prefeitos da AMAI, o evento contou com a presença do 1º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios-FECAM e prefeito de concórdia, Neodi Saretta.
Durante a Sonelidade, o Prefeito de Marema, Airton José Tedesco, transmitiu o comando da Associação ao prefeito de Faxinal dos Guedes, Edson Vizolli. Tedesco destacou em seu discurso de despedida, que várias ações foram realizadas durante a sua gestão "o importante em meu mandato, foi à união dos prefeitos, fomos a Brasília reivindicar o aumento do retorno de recursos aos municípios e fizemos um dia de mobilização para chamar a atenção dos governos estadual e federal. Apesar de termos realizados diversas ações, 2006 foi um ano de eleição e tivemos alguns problemas na de liberação de recursos. Este ano a diretoria que assume terá trabalho dobrado" finaliza.
O presidente que tomou posse, Edson Vizolli, falou sobre o seu cronograma de trabalho. Destacou, a necessidade da alteração do estatuto da Amai, uma vez que desde a fundação da entidade sofreu apenas uma modificação. Disse ainda, "que o mais importante é debater com os governos federal e estadual a situação tributária e lutar pelo aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)".
Em seu pronunciamento, Neodi Saretta disse que o Fundeb vai contribuir para diminuição dos encargos que hoje os municípios estão submetidos. "O fundo de desenvolvimento da educação básica-Fundeb, cuja emenda constitucional já foi promulgada, vai ser um avanço para educação. O que devemos debater agora é a divisão correta desses recursos. Outro desafio será a reforma tributária" completa.