A FECAM reúne os prefeitos do conselho executivo e os presidentes das Associações de Municípios nesta segunda-feira (11.12), a partir das 14h, para apresentar os projetos prioritários da entidade para 2007. O encontro acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis.
Ao todo, são seis projetos que abrangem tanto a articulação política com o Congresso Nacional e governos federal e estadual, quanto o desenvolvimento de sistemas de gestão pública, principalmente para o Transporte Escolar.
Para o presidente da FECAM, Anísio Soares, a prioridade será a criação de um comitê de articulação com o governo do estado. "Será um canal direto de comunicação com o governador, para que os prefeitos possam negociar o aumento do orçamento do transporte escolar", disse.
Outro projeto prioritário será a formação de consórcios públicos nas áreas da saúde e meio ambiente. "Vamos incentivar a gestão compartilhada", afirma o presidente. Soares destaca que com a instalação de um consórcio público de saúde o atendimento de média e alta complexidade passará a ser realizado na própria região evitando o deslocamento do paciente para outras cidades.
A capacitação dos gestores municipais também será prioridade em 2007. A FECAM que ampliar a atuação da Escola de Gestão Municipal da entidade que passará a atuar com personalidade jurídica. Essa mudança será necessária para que os cursos oferecidos pela escola sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Os prefeitos também definiram projetos nas áreas de desenvolvimento regional, comunicação e consultorias especializadas.
Fonte: Ascom FECAM