O Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (Mesomercosul) esteve reunido, nesta semana, em Chapecó, no auditório da Epagri, com a presença de centenas de dirigentes de Fóruns e Conselhos regionais, associações de municípios, representantes e gerentes do Ministério da Integração Nacional (MI), universidades e outras instituições da sociedade civil, além da secretária de programas regionais do MI, Márcia Regina Sartori Damo, que palestrou sobre a situação atual e as perspectiva do sistema nacional de planificação do desenvolvimento regional.
Também estiveram presentes os presidentes de três Mesorregiões: MesoSul, do Rio Grande do Sul, Caio Jordão; da MesoXingó, prefeito de Paulo Afonso, na Bahia, Raimundo Caires Rocha; e da Meso Chapada do Araripe, de Pernambuco, prefeita de Salgueiro, Cleusa do Nascimento. O prefeito de Chapecó e presidente da Amosc, João Rodrigues e o secretário de desenvolvimento regional, Hélio Francisco Dal Piva, participaram da abertura dos trabalhos da assembléia.
Na pauta da reunião, coordenada pelo professor Zeferino Perin, presidente do Fórum, teve destaque a criação de uma Universidade Federal Mesorregional e do Fórum Nacional das Mesorregiões. "Por isso foi importante a participação dos presidentes de outras mesorregiões para a construção do processo que determinará a consolidação do Fórum Nacional, afinal a MesoMercosul é modelo nacional de atuação", salientou Perin.
A consultora do MI e diretora do IADH, Tânia Zapata, coordenou a exposição e o debate sobre o papel do Fórum na dinâmica do desenvolvimento regional. Na seqüência, a diretoria do Fórum expôs sobre a atuação, os projetos em execução e as novas perspectivas do programa nacional das mesorregiões.
O projeto da Universidade Federal da Mesomercosul foi explanado pelo professor da UFSC, Valdir Soldi, e contou com a contribuição de diversas autoridades ligadas ao ensino superior. Foi definida ainda uma agenda de temas prioritários da Mesomercosul que será apresentada aos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais.
Após o encerramento, os participantes visitaram a Mercomóveis 2006, exposição-feira da indústria de móveis que reúne 120 expositores no parque de exposições da Efapi, onde há estande da Mesorregião.
Fonte:AMOSC