Gestores de educação da região AMAI, Epagri, representantes da secretaria de educação estadual e população indígena, se reuniram nesta manhã (31), na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê, em Ipuaçu, para uma reunião conjunta com técnicos do FNDE sobre a alimentação escolar, com objetivo de ampliar a participação indígena na agricultura familiar.
A comitiva realiza uma ação de monitoramento da alimentação escolar indígena através de visitas as escolas indígenas no Estado, com objetivo de conseguir identificar agricultores familiares indígenas e prospectar aqueles que tem intenção de ser, mas ainda não tem cadastro, para que possam vender seus gêneros alimentícios para o programa de alimentação escolar.
“Queremos incluir indígenas dentro do processo de venda, isso aumenta a renda das famílias e ainda melhora a qualidade dos alimentos oferecidos na alimentação dentro das escolas”, pontua Bruno Silva, coordenador da ação de monitoramento indígena do FNDE.
Segundo Bruno, uma das dificuldades do Governo Brasileiro é identificar os indígenas produtores, e repassar a informação sobre o processo de comercialização de alimentos para o poder público. Por isso estão realizando essas visitas e reuniões de sensibilização, unindo os atores que fazem parte do processo, a fim de disseminar a informação com mais efetividade.
Pontuou ainda que a estratégia de unir a agricultura familiar e governo por meio da alimentação escolar é fundamental no combate a fome no Brasil.