Xanxerê sediou, nesta quarta-feira (26), um importante curso de capacitação voltado à gestão eficiente de emergências: o Curso de Sistema de Comando em Operações (SCO). A formação, realizada no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), contou com a participação integrada de cinco Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina: Xanxerê, Chapecó, Concórdia, Maravilha e São Miguel do Oeste.
Promovido em parceria entre a AMAI e a Defesa Civil catarinense, o curso reuniu representantes de órgãos municipais de proteção e defesa civil, com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta e padronizar os procedimentos operacionais em situações de emergência e desastres.
O SCO é um sistema internacionalmente reconhecido e adotado como padrão pela Defesa Civil do Brasil para o gerenciamento articulado e eficiente de operações de resposta. Durante o treinamento, foram abordados desde os fundamentos do sistema, sua estrutura organizacional e o preenchimento de formulários padronizados (como os SCO 201 a 219), até atividades práticas, com simulações e estudos de caso.
A capacitação faz parte de um ciclo de cinco módulos, que serão realizados em diferentes cidades da região. A primeira etapa aconteceu em Xanxerê, e as próximas ocorrerão em Concórdia, Chapecó, Maravilha e São Lourenço do Oeste. Essa abordagem descentralizada visa ampliar a participação dos agentes municipais e fortalecer a articulação entre as regionais.
A iniciativa reforça o compromisso da Defesa Civil catarinense com a capacitação contínua dos agentes municipais, a gestão coordenada de desastres e a valorização da prevenção e preparação como ferramentas essenciais para uma resposta eficiente em momentos de crise.


