Mais de 200 servidores dos municípios da região AMAI participam do curso de escuta especializada, realizado pela AMAI em parceria com EGEM. A formação foi uma demanda do Colegiado de Assistência Social da MAAI, juntamente com os colegiados de educação, saúde, conselho tutelares e HRSP.
A formação inclui aula teórica com a professora mestre Iramaia Ranai Gallerani, durante toda quinta feira e sexta até o meio dia. Após a teoria, os servidores são separados em turmas de 50 pessoas, para as práticas, que seguem durante a sexta de tarde, segunda e terça-feira.
A formação acontece no Centro de Eventos de Faxinal dos Guedes. Presidente Clori, participou da abertura, destacando o investimento da AMAI, nas formações dos servidores, que vem desde 2009 e sua importância para o auxílio na construção de políticas públicas, visto que mais de 31 mil servidores já passaram pelos mais de 300 cursos já ofertados pela AMAI.
Iramaia é mestre em saúde mental e atenção psicossocial, tem experiência profissional nas áreas jurídica, social e clínica. Atua como psicóloga assistente técnica em processos judiciais, supervisora clínica, docente e palestrante na temática da escuta especializada de crianças e adolescentes, violência doméstica contra a mulher e elaboração de documentos psicológicos.
A formação tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais que atuam com garantia de direitos da criança e do adolescente, da rede de proteção do município, proporcionando subsídios e conteúdo para o processo de entrevista de escuta especializada.