O Colegiado de Educação da AMAI, trouxe para a reunião mensal uma orientação aos municípios que foram contemplados com os recursos do PAC. A orientação repassada é que os profissionais da educação realizem a pactuação no sistema SIMEC, bem como a atualização dos dados e confirmação da pactuação do número de alunos em tempo integral nas escolas. Segundo a Assessora de Educação da AMAI, Salete Brizola de Jesus, essa ação é necessária para que o município efetive as matriculas e não corra o risco de devolução do recurso que recebeu.
Segundo assunto da reunião foi referente ao Programa Criança Alfabetizada, que visa a formação de todos os profissionais de educação da educação infantil e séries iniciais e incentiva a criação do Cantinho da Leitura dentro das salas de aulas através de recurso enviado as escolas através do PDDE Cantinho da Leitura.
Também entrou em discussão a avaliação dos planos de gestão apresentado pelos gestores escolares no momento da seleção, quando da criação da Lei da Gestão Democrática, lei esta que garante a avaliação anual dos gestores escolares e seu plano de gestão.
Reforçado aos secretários de educação que orientem as escolas para preenchimento do Sistema Apoia, que é interligado ao Conselho Tutelar e Ministério Público e que garante a frequência dos alunos nas escolas.
Durante a reunião foi levantado a demanda de uma formação sobre Autismo, devido ao grande número de crianças autistas nas escolas. Tema está sendo estruturado para oferta aos municípios.
Orientado ainda sobre a prestação de contas do recurso do PDDE, PNATE e PNAE, que a partir deste ano passa a ser realizado através do BB Agil.
Finalizando a reunião foi realizada eleição para a mesa diretora do colegiado, por sugestão dos secretários de educação todos concordaram em realizar a recondução da mesa Diretora para mais um mandato ficando: Carmen Raymundi, Presidente, Sonia Pramio, Vice-Presidente, Vera Lúcia Corrêa, Secretária, e na Assessoria ao Colegiado, Salete Brizola de Jesus.