Presidente da AMAI e prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, a secretária executiva da Associação, Ingrid Piovesan e advogado, Gabriel Ruffato, participaram nesta terça-feira, da reunião macrorregional envolvendo as Associações de Municípios, AMAI, AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai e AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.
Presidentes das associações debateram sobre as demandas da macrorregião, e uma das definições é a defesa para duplicação da BR-282, trecho de São Miguel do Oeste a Irani. A pauta vai ser defendida pela região, com movimentos junto ao Governo federal e conta com o apoio de entidade e associações. Em nível estadual, a regional vai realizar uma conversa com o governo do Estado sobre aporte de recursos para pagamentos de procedimentos e atendimentos de média complexidade na saúde, o que tem onerado os municípios. Foram abordados ainda sobre a crise do leite, e estabelecido a criação de um fórum permanente para discussão da cadeia leiteira, entre as associações.
Os encontros devem seguir de forma regular a fim de aproximar a macrorregião e unir forças para a busca de resoluções de demandas comuns entre os municípios.