You are currently viewing AMAI apresenta metas e ações do Comite de Segurança nas Escolas

AMAI apresenta metas e ações do Comite de Segurança nas Escolas

Há pouco mais de um mês foi instituído o Comite de Segurança nas Escolas, a fim de desenvolver uma metodologia própria participativa, com todos os agentes regionais sendo envolvidos, pais, comunidade escolar, e organizações, para intensificar a prevenção no ambiente escolar.

Fazem parte do Comitê, a AMAI, através do presidente Oscar Martarello e diretoria, Colegiado de Educação, e corpo técnico, Secretaria executiva, Ingrid Piovesan, Assessor Jurídico Gabriel Rufatto, Assessora de educação, Salete Brizola de Jesus, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Defesa Civil, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar.

A partir da formação do comitê, a primeira medida imediata de resposta foi um Diagnóstico dos pontos vulneráveis nas escolas, realizado pelo CBMSC e PM e disponibilizados ao Comite e MP, com compilação da Defesa Civil.

Segundo levantamento, a região AMAI possui 62 escolas e 42 creches, reunindo mais de 19 mil alunos entre educação infantil e ensino fundamental. Deste total, 44% das escolas possuem vigilante ou zelador e 99% dos municípios tem sistema de monitoramento instalado nas escolas. O diagnostico levantou ainda, dados de infraestrutura sobre muros, acessos, portões eletrônicos, muros, Sistemas de prevenção de incêndios, habite-se e demais informações relevantes para um diagnóstico regional.

Policia Militar realizou de imediato também, uma capacitação sobre “Terrorismo Doméstico Com Múltiplas Vítimas” em todas as escolas da rede pública e privada a região.

Corpo de Bombeiros Militar desenvolveu o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), em que já foram capacitados cerca de 90% dos profissionais da rede municipal de Educação.

Outra medida já realizada foi a Formação e Execução do Curso Livre de Psicologia das Emergências e Desastres Aplicada às Ações da Defesa Civil em parceria com a UFSC.

A partir do trabalho do comitê. Foram definidas seis metas:

– Diagnóstico dos pontos Vulneráveis de acesso nas escolas (realizado pela PM, CBMSC, Defesa Civil)

– Implementar controle de acesso nas escolas

– Saúde Mental

– Capacitação e preparação do ambiente escolar

– Plano de Contingencia, Emergência e Evacuação.

– Rotinas/Fluxo para atos infracionais

O relatório e análises do trabalho do Comitê foi apresentado em coletiva de imprensa e após em Assembleia de prefeitos, que também contou com apresentação do Projeto Cuidando de Quem Cuida, desenvolvido em Vargeão e que está incorporado na proposta para implantação regional, junto ao Comitê. O projeto foi apresentado pela Presidente do Colegiado de Educação da AMAI, Carmen Raymundi e a psicóloga de Vargeão, Priscila Tobias.

Ao final da pauta, prefeitos falaram ainda sobre o Manual de Procedimentos Controle Interno, através do presidente do Colegiado de Contadores e Controladores Internos, Marcelo Adolfo Franzosi, de São Domingos.