Nesta quarta-feira (22) acontece na AMAI a Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, que é a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
A Conferência é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.
Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos:
I. Mitigação: redução da emissãode gases de efeitoestufa
II. Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos
III. Justiça Climática: superação dasdesigualdades
IV. Transformação Ecológica: descarbonizaçãoda economia commaior inclusãosocial
V. Governança e Educação Ambiental: participação econtrole social.
O processo participativo acontece em quatro etapas :
1. Etapa municipal (ou Conferências Municipais e Intermunicipais, de 11 de junho a 26 de janeiro de 2025.
2. Conferências Livres, de 11 de junho a 26 de janeiro de 2025.
3. Etapa estadual e distrital de 15 de janeiro a 15 de março de 2025.
4. Etapa nacional de 06 a 09 de maio de 2025.
O objetivo ao final da Conferência Intermunicipal é criar e enviar 10 propostas (2 por eixo temático) sobre os eixos temáticos para a Conferência Estadual do Meio Ambiente e eleger dentre os participantes a delegação de 16 pessoas que representará o município na etapa estadual.
A programação inicia as 8h30 com abertura, segue para a leitura do regimento, após, serão realizadas duas palestras sobre os eixos temáticos, conduzidas pelo Coordenador Regional de Defesa Civil de SC, Luciano Peri e palestrante Elton Cunha. Na parte da tarde, serão realizadas as discussões e deliberações das propostas por eixos e eleitos os delegados.
A Conferência segue uma necessidade global referente as notáveis mudanças climáticas, visando encontrar as melhores soluções para a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com os objetivos globais.
Na região AMAI, participam representantes dos 14 municípios, reunindo mais de 70 pessoas na Sede da AMAI, nesta quarta-feira, (22).