Considerando o Alto índice de infestação, clima com chuva e calor que propicia a proliferação, os Órgãos de segurança estão junto aos responsáveis da saúde para realização de ações integradas na região.
Uma delas é a ações “Dia D” regional, Levantamento do Lira, identificação dos pontos críticos do município. Para discutir o andamento e realização das ações a AMAI realizará uma Assembleia extraordinária no dia 28 de fevereiro na estrutura da Defesa Civil na Expofemi com os prefeitos da região, para definir as estratégias de atuação.
Os casos de dengue estão aumentando na região, são 26 casos confirmados na regional de saúde de Xanxerê, que inclui 22 municípios da região AMAI e Amnoroeste.
O governo de Santa Catarina decretou emergência epidemiológica pela dengue, que desde o início do ano já confirmou quase 17,6 mil casos prováveis da doença, alta de 650% na comparação com o mesmo período de 2023. Oito mortes já foram confirmadas.
O decreto foi assinado nesta quinta-feira (22) pela governadora em exercício Marilisa Boehm e pela secretária de saúde Carmen Zanotto.
Dos 22 municípios da regional de saúde, 10 estão em situação crítica relacionado ao nível de infestação de dengue.