You are currently viewing Assembleia extraordinária debate situação da região AMAI após chuvas

Assembleia extraordinária debate situação da região AMAI após chuvas

A AMAI em parceria com a Defesa Civil realizou na tarde de ontem (18), uma assembleia extraordinária de prefeitos, com intuito de avaliar a situação regional após as fortes chuvas que atingiram os municípios na última semana.

Assembleia foi coordenada pelo presidente da AMAI e prefeito de São Domingos, Marcio Grosbelli, e teve a participação dos prefeitos da região, técnicos da Defesa Civil dos municípios, coordenador Regional de Defesa Civil, Luciano Peri e do Secretário de Estado da Defesa Civil, Davi Busarello, que participou de forma remota.

Em conversa com o secretário de estado, o presidente Márcio solicitou uma atenção especial para a região que teve 10 municípios atingidos e que decretaram situação de emergência devido aos alagamentos.

Secretário Davi destacou que a Defesa Civil possui recurso para atendimento aos municípios e que é possível atender com pontes modulares, estruturas metálicas para pontes do interior, Kits emergenciais de atendimento às famílias, como foi direcionado a São Domingos, com Kit de colchão, roupa de cama, higiene e limpeza e alimentos. Também orientou a região a realizar um levantamento conjunto destacando os pontos críticos e prejuízos devido à chuva.

“A Defesa Civil está trabalhando junto ao Governo de Santa Catarina, para dar atendimentos aos municípios atingidos a fim de reestabelecer a normalidade o mais breve possível”, destacou.

SITUAÇÃO REGIONAL

Prefeito de Vargeão, Volmir Felipe destacou sobre o Acesso Esperidião Amim, principal entrada do município, que acabou cedendo e afundando mais de dois metros. Hoje o acesso está interditado e o tráfego é direcionado as outras duas entradas do município, porém com menos estrutura para comportar o trafego pesado de caminhões.

  

Em Ponte Serrada, prefeito Alceu Wrubel pontuou sobre as estradas do interior que foram danificadas e em uma delas que precisa de interdição e desvio.

 

 

Preocupação também do Prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, que pontuou o alto custo do município para recuperar os cerca de dois mil quilômetros de estradas no meio rural.

 

 

Prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza expos a preocupação do município em relação a galeria da SC 479 que liga Ipuaçu a Abelardo Luz, que foi levada com a força da chuva, interditando o trafego pelo local. Caminhões agora seguem por um desvio.

 

 

Prefeito Márcio, de São Domingos, também colocou a situação do município que teve mais de 170 famílias atingidas pelas chuvas, com necessidade de retirada e abertura de abrigos. Pontuou sobre pontes do interior que foram arrancadas e a situação das estradas do interior que também foram fortemente danificadas. Agradeceu a Defesa Civil pelo rápido atendimento as demandas do município com as entregas dos kits emergenciais.

 

 

Como deliberação da assembleia, ficou definido que a Defesa Civil em conjunto com os servidores alocados nas DC dos municípios, farão um relatório geral das principais demandas e através da AMAI será encaminhado a Defesa Civil Estadual para que possam dar agilidade aos pedidos e ainda possa receber a vistoria do DEINFRA para analisar os estragos relacionados as SCs.

Finalizando a reunião, o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, acompanhado da equipe, trouxeram aos prefeitos um panorama geral da situação epidemiológica da região e foi repassado sobre o reajuste de aporte financeiro dos municípios ao HRSP que deve ser efetuado para 2023.