Formação realizada pela associação teve duração de 80 horas
Professores da rede municipal de ensino de toda região AMAI, participaram de uma intensa formação promovida pela AMAI. Com inicio em setembro o curso para formação do currículo do ensino fundamental, anos iniciais, teve 10 encontros quinzenais, totalizando 80 horas de formação. O conteúdo foi ministrado pela consultora educacional, Claudia Maria da Cruz. Claudia é de Curitiba e atua na área educacional há 30 anos, destes oito anos com assessorias.
“Nesses encontros tratamos de todos os elementos que compõe o currículo com a finalidade de finalizar a formação com elaboração de um currículo regional. Já temos a base nacional, estadual, e agora temos a regional que vai subsidiar a construção dos currículos municipais que serão elaborados e complementados em cada município”, explica Claudia.
Claudia destaca que Santa Catarina é destaque nacional pela organização através das Associações e que o trabalho de regionalização fortalece a educação.
“Santa Catarina é muito organizada através das associações e assim conseguem organizar as construções regionais. Tem estados que não tem, como no PR, de onde venho. Aqui temos essa diferenciação do trabalho coletivo, que é o mais importante, se apoiar, ajudar e atuar de forma cooperativa. Nos nossos encontros se discutiu a importância de se ter uma base regional e que seja atendida a obrigatoriedade de seguir o currículo”, pontua.
Essa foi a primeira formação de maior público realizada no ano, pela AMAI, devido às restrições da COVID-19. A coordenadora de formação, Fernanda Bertotto destaca que desde o início da pandemia, a Associação tem trabalhado na mudança de perfil dos cursos para que pudesse continuar atendendo os municípios, em segurança e respeitando as normas relacionadas a Covid-19.
“Este foi o último evento do ano. Fechando as formações, e também foi a primeira grande formação presencial de 2021. Foi uma formação bem longa, um trabalho muito bacana. Pois houve muita interação e debate para construção”, comenta.
Um dos destaques do curso foi em relação a língua inglesa, em que os professores criaram do zero, o currículo para ser aplicado nas escolas. Visto que não havia um modelo e formato previsto dentro do nacional. Segundo Fernanda, a intenção do colegiado para 2022 é trabalhar também a construção do currículo dos anos finais.
Durante os encontros alguns grupos e artistas se apresentaram. No encerramento o grupo de dança do Colégio Aparecida de Xanxerê apresentou uma coreografia, através do edital João Afonso.