You are currently viewing Colegiado de Cultura da AMAI realiza reunião e prevê plano de retomada das oficinas culturais

Colegiado de Cultura da AMAI realiza reunião e prevê plano de retomada das oficinas culturais

Secretários, diretores e gestores de cultura dos 14 municípios da AMAI se reuniram, na terça-feira (4), no auditório da Associação para a primeira reunião de 2021.

O coordenador de Cultura de Xanxerê e presidente do Colegiado de Cultura da AMAI, Diego Gonçalves conduziu a reunião, juntamente com a Coordenadora de formação e eventos da AMAI, Fernanda Bertotto.

Como muitos gestores são novos nas pastas, inicialmente foi repassado aos servidores um balanço das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos, e reforçado para que os municípios utilizem e se apropriem dos planos municipais de cultura, finalizados e entregues em 2019. Os planos tiveram acompanhamento e direcionamento da AMAI e foram elaborados pelos 14 municípios, traçando o perfil cultural de cada cidade.

Outro assunto abordado foi a retomada da divulgação do calendário regional de eventos, sejam eles on-line ou presenciais. O calendário é uma forma de integração entre os municípios e fomento da cultura regional.

Um dos destaques da reunião foi em relação a elaboração de um plano de retomada gradual das oficinas culturais.

Fernanda explica que não há hoje um modelo de plano de contingencia nacional ou estadual que regre a retomada dessas atividades e devido a necessidade da retomada, a Associação em parceria com a Defesa Civil vai elaborar um modelo para ser utilizado como padrão em toda região.

“Não há um protocolo e regramento sobre a retomada das oficinas culturais, seja no estado ou em nível nacional. Será uma ação inédita”, comenta.

O protocolo seguirá como modelo o Plano de Contingencia Estadual da Educação, da Defesa Civil e servira como referência regional para nortear e padronizar as ações.

“Os municípios estão começando a abrir editais, voltar o atendimento nas Casas da Cultura, a contratação de profissionais. Então como havia a preocupação das aulas, queremos que as oficinas retornem com segurança, finaliza Fernanda.

Para finaliza, foi pré-agendado o Seminário de Cultura da AMAI, que deverá acontecer em agosto, de forma on-line, ou se a situação permitir, presencial.

A AMAI realiza o seminário há dois anos e em 2020 foi a única região do estado que realizou o evento. Seminário aconteceu de forma on-line, devido as restrições da pandemia.