You are currently viewing Projeto Jovem Feliz no Campo é trabalhado mensalmente em Ipuaçu

Projeto Jovem Feliz no Campo é trabalhado mensalmente em Ipuaçu

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Administração Municipal de Ipuaçu em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e UDESC representada pelo professor Antônio Waldimir Leopoldino da Silva, vem trabalhando no município o projeto Jovem Feliz no Campo através da metodologia CITE, que significa Clube de Integração e Troca de Experiências.

O principal objetivo do projeto é estimular a permanência dos jovens no meio rural, focando de início na atividade leiteira. O CITE por sua vez é um tipo de associação em que um grupo de produtores rurais se reúne, uma vez por mês para debater e trocar experiências a respeito de assuntos relacionados com o desenvolvimento rural e outros interesses comuns.

No município são 12 famílias participantes do projeto que teve início no mês de julho. Desde então o grupo vem realizando mensalmente as reuniões em uma propriedade escolhida. Vale destacar que antes de cada encontro, um grupo de técnicos levanta informações sobre a família anfitriã e da propriedade rural.

Na última sexta-feira (25), o encontro foi realizado na Aldeia Água Branca na propriedade da Família Prudente. Durante o encontro o grupo conheceu a propriedade para posteriormente discutir com a família a análise de empreendimento: o que está funcionando bem e o que merece sugestões para melhorias. Também foram debatidos assuntos técnicos e referentes ao agronegócio, bem como perspectivas futuras, aquisição de insumos,  crédito rural, práticas a serem trabalhadas, etc. Ainda no encontro houve a entrega de camisetas com identificação do grupo.

O objetivo do grupo e da Administração através das entidades parceiras, é se colocar à disposição das demais famílias que estejam interessadas na atividade leiteira e na metodologia CITE.

Estiveram presentes no encontro de sexta-feira a prefeita Clori Peroza, o vice Nelson Brisola, o Veterinário Ariel Alberici, o Assistente Técnico de ATER Ivan Tormem, além de representantes da Epagri.