You are currently viewing Secretaria Municipal de Saúde entrega novos uniformes para equipe do SAMU

Secretaria Municipal de Saúde entrega novos uniformes para equipe do SAMU

Os funcionários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município de Ponte Serrada já estão com novos uniformes. Além de macacões e bonés, a equipe composta por 08 funcionários – quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas – recebeu também jaquetas, camisetas e coturnos, que fazem parte dos equipamentos de proteção individual. Todos os produtos foram adquiridos pela Administração Municipal de Ponte Serrada através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Atualmente instalada em anexo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, a equipe do SAMU prestam um serviço de grande valia ao povo ponteserradense.

“Nosso objetivo é oferecer todo suporte necessário para que os profissionais consigam desempenhar sua função com eficiência. Sentimos a necessidade de renovar os uniformes, pois além de preparados os profissionais precisam estar devidamente equipados”, enfatizou a Secretária de Saúde, Adriana Pavelski.

O que é o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar à sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Quando chamar

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipe que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A composição da equipe depende da necessidade e da unidade disponível no local.

As ocorrências atendidas são: problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; e acidentes com produtos perigosos.