You are currently viewing Secretaria Municipal de Educação realiza circuito de palestras envolvendo alunos, professores, pais e comunidade em geral

Secretaria Municipal de Educação realiza circuito de palestras envolvendo alunos, professores, pais e comunidade em geral

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um circuito de palestras para crianças, adolescentes, trabalhando os temas como “Violência nas Escolas, automutilação, bullying e prevenção ao suicídio, além do trabalho com professores, pais e comunidade em geral abordando questões importantes de como criar filhos emocionalmente fortes e saudáveis e como não perder a essência em tempos de urgência. Foram quatro dias intensos de aprendizagem e conhecimento através da Palestrante Ana Cardoso.

Ana Cardoso é Psicóloga graduada pela Instituição de Ensino UNIAVAN, da cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina e Pós Graduada em Neuropsicológia Clínica pela Instituição de Ensino UNILAS,  Anhanguera na Cidade de Itapema, Santa Catarina e Terapia Cognitivo Comportamental pela Instituição de Ensino UNIAVAN da cidade de Balneário Camboriú,Santa Catarina.

Para a Secretária Municipal de Educação, Andressa Caleffi Tamanho é primordial que diálogos como este aconteçam para informar e prevenir a violência no ambiente escolar. “Primeiramente, quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação que tem trabalhado incansavelmente para que possamos estar cada vez mais atuantes com nossos alunos e da mesma forma os membros da rede inter setorial de atendimento. Pedimos uma atenção redobrada, principalmente com ações assertivas para   que possamos coibir esse mal que assola o ambiente escolar. E temos a certeza que conseguimos plantar a sementes com este ciclo de palestras e conversas com nossos jovens e adolescentes, com os professores, com as famílias e a comunidade. As crianças, os jovens e suas famílias são o nosso bem mais precioso, não podemos perder vidas por desinformação ou por não atuarmos preventivamente.”, destacou Andressa.

Durante as palestras, a psicóloga Ana Cardoso orientou os gestores sobre manifestações de violência no contexto escolar: “Temos que diagnosticar os focos e as causas de violência, criar espaços para discussão e reflexão sobre o tema e garantir que a instituição seja um local onde todos desejam estar”, comentou. A psicóloga ressaltou ainda que a maior situação de risco é a privação do futuro, quando um jovem não pode sonhar, não pode se ver no futuro. “É violência também quando as crianças e adolescentes não têm direito ao passado, à memória, às suas raízes, ao percurso da sua família. Quando uma criança está submetida à escassez de outros significados e quando ela tem poucos adultos para contar, adultos que de fato se interessam por ela”, concluiu.