A alimentação adequada e saudável de crianças e adolescentes em idade escolar é de fundamental importância, pois contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, além de ajudar na formação de hábitos alimentares saudáveis. Pensando em diversificar o cardápio, a nutricionista responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar (PNAE) Lilian Mosena, inseriu no mês de maio, quatro novas preparações para aprovação dos estudantes. As preparações foram: bolo hulk, torta salgada de frango, risoto de filé de tilápia e cuca de banana.
Para avaliar o grau de aceitação das preparações foi aplicado o Teste de Aceitabilidade, conforme orienta o FNDE. Esse instrumento avalia se os cardápios elaborados ou novas preparações estão sendo bem aceitos pelos escolares, de modo a evitar o desperdício e verificar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. A nutricionista cita que o teste foi aplicado em todas as unidades escolares com uma amostra do total de alunos sempre após o recreio em sala de aula com auxilio da direção, coordenação e professores de cada escola, utilizando uma escala conforme idade do aluno: 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano.
A partir do recolhimento foi avaliado o resultado de cada preparação. Em casos de inclusão de novas preparações o percentual de aceitabilidade deve ficar acima de 85%, caso o percentual fique abaixo disso a preparação deve ser oferecida novamente após um período e um novo teste deve ser realizado. Nas preparações testadas o Bolo Hulk obteve 91,26%; a torta salgada de frango 85,98%, o risoto de filé de tilápia 59,30% e a cuca de banana 71,67%. De acordo com a nutricionista, diante dos resultados o risoto de filé de tilápia e a cuca de banana que obtiveram índice menor que 85% serão oferecidos novamente em outro mês para nova avaliação, podendo ser repetido o teste até 3 vezes antes de não inserir no cardápio, e as outras duas preparações: o bolo Hulk e a torta salgada de frango serão inseridas no cardápio escolar.