Marema já conhece o campeão do bodoque, do equilíbrio no slackine, os melhores cortadores de lenha com serrote, a dupla vencedora do vassobol (o futebol com vassouras) e o melhor batedor de pênaltis usando bota de borracha tamanho 44. Essas disputas inusitadas fizeram parte da 13ª Copa do Colono e Motorista. O evento ocorreu na última quarta-feira (07), na comunidade de Nova União. A programação foi organizada pelo Governo de Marema, por meio da Secretaria de Agricultura e Departamento de Esporte, juntamente com o Conselho Agropecuário e a Epagri.
Na parte da manhã, houve a recepção dos participantes; foram coletados alimentos não perecíveis que serão doados para a Apae de Xaxim; e promovida a troca de sementes e mudas entre os produtores. Durante todo o evento, profissionais da Secretaria de Saúde realizaram aferição da pressão arterial e testes rápidos de saúde. O almoço – arroz de galpão com acompanhamentos, foi preparado por dezenas de voluntários, coordenado por Leodir Fachini, gerente da Cooperalfa em Marema.
Após o almoço, várias atividades recreativas foram realizadas. As provas envolveram homens e mulheres de todas as idades. Em cada modalidade, foram premiados com medalhas, os três primeiros colados. Conforme o Prefeito Adilson Barella, “a copa do colono e motorista é tradicional nosso município. Já são 13 edições do evento que visa valorizar e homenagear os trabalhadores. A programação com almoço, oferecida gratuitamente para os participantes e as provas da gincana, são organizadas para oferecer diversão e promover a confraternização entre os participantes,” explica.
O evento que ocorre anualmente em Marema, é sempre realizado no dia 25 de julho – Dia do Colono e Motorista, no entanto, a programação desde ano foi transferida em virtude do falecimento de um morador da comunidade anfitriã da copa.