You are currently viewing Departamento de Cultura possui vagas abertas para as aulas de Viola Caipira e Capoeira Angola

Departamento de Cultura possui vagas abertas para as aulas de Viola Caipira e Capoeira Angola

As Oficinas da Escola de Artes do Departamento de Cultura de Ponte Serrada iniciaram em março deste ano, e todos os cursos têm trazido resultados excelentes e com o projeto “Cultura em Ação”, as oficinas são levadas para fora das salas de aula, com apresentações dos alunos nas ruas, comércio local, eventos da comunidade e entidades, com o objetivo de incitar as pessoas sobre a importância de apreciar nossa cultura através do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município.

 

A escola de artes possui vagas abertas para as oficinas de Viola Caipira e Capoeira Angola. Em cinco meses de curso, a escola já formou a Orquestra de Viola Caipira de Ponte Serrada, trazendo muito orgulho a toda a comunidade, com belíssimas apresentações em dois grandes eventos durante a semana do município. A intenção do Departamento de Cultura é que esse grupo se torne ainda maior, oportunizado quem está disposto a aprender esse instrumento. O Curso é conduzido pelo professor Adilson Borges e acontece todas as segundas-feiras das 18h às 22h na Biblioteca Pública Municipal.

Em 2008, a Capoeira Angola foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade, e é uma prática a ser preservada no Brasil e no Mundo. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, e mentais, exige do praticante concentração e força. O trabalho vem sendo desenvolvido pelo professor Ronaldo Alves, que além de ensinar as habilidades físicas que a Capoeira Angola proporciona, trabalha também o resgate cultural dela, abrangendo as noções dos instrumentos musicais e outras tradições culturais trazidos pelo esporte.

 

Essa oficina acontece todas as sextas-feiras nos períodos da manhã das 8h às 12h e à tarde das 13h30min às 17h30min no Complexo Esportivo Pedro Domingos Bortolaz, no Bairro Berté.

 

As matrículas estão disponíveis nesses dois cursos e as vagas são limitadas, portanto o interessado deve ir até o Departamento de Cultura, junto a Biblioteca Pública Municipal, que atende de segunda a sexta pela manhã das 07h30min às 11h30min, ou pela tarde das 13h às 17h e solicitar sua ficha de inscrição.