You are currently viewing Amostra e Degustação de Vinho e Produtos Coloniais reuniu centenas de pessoas em Ponte Serrada

Amostra e Degustação de Vinho e Produtos Coloniais reuniu centenas de pessoas em Ponte Serrada

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura com apoio da Epagri e Coperfaps, contou com a presença do Prefeito Municipal Alceu Alberto Wrubel (Tibe), Secretário Municipal de Agricultura Ademir Amadori, Coordenador Regional do SEBRAE Enio Parmegiani, representando a Sicoob Valcredi Sul Abilio Mantovani, enólogo do SEBRAE Fábio Ricardo Ecco e a presidente da Coperfaps Araceli Bisatto.

Na ocasião houve um cerimonial de premiação dos vinhos e a entrega de homenagens aos familiares de Luiz Mayer, Abel Conrado e Vinicius Dequigiovani, vítimas do acidente que aconteceu no dia 01 de junho.

Após as homenagens o enólogo Fábio Ecco explicou quais foram os critérios de avaliação: “Na degustação observamos as características visuais do vinho como a limpidez, brilho e aspecto se condizem com a variedade em questão, as características olfativas (aroma), como a intensidade e qualidade e se tem algum defeito ou não. A última análise é a gustativa (sabor do vinho), que permite avaliar a qualidade, intensidade e a persistência do sabor. Também avaliamos de forma geral (apreciação global) três quesitos que são a harmonia entre as características visuais, olfativas e gustativas”, observa.

Além da degustação de vinhos, o público pode provar variedades de queijos, salames, torresmos, copas e demais petiscos e assistir a apresentação da Orquestra de Viola Caipira da Escola de Artes do Departamento Municipal de Cultura, apresentação do Coral Vozes da Ponte e apresentação do Grupo Raízes.

Na categoria Vinho Branco, Izair Paglia conquistou a medalha de bronze seguido por Jacir Costa que também conquistou bronze. Luiz Mayer (in memorian) conquistou a medalha de prata juntamente com Adolfo Cortelini que também conquistou a medalha de prata com a maior pontuação da categoria.

Na categoria Vinho Bordô, Jair Bonato conquistou a medalha de bronze, seguido por Dorvalino Bazzi, Adolfo Cortelini, Jacir Costa e Celso Paglia também com medalhas de bronze.

As medalhas de bronze são oferecidas aos vinhos que se enquadram entre 70 e 79 pontos, já a medalha de prata fica entre 80 e 89 pontos e a medalha de ouro é merecida pelos vinhos que alcançam entre 90 e 100 pontos.