You are currently viewing Portais de Abelardo Luz começam a ser concluídos e instalados após 12 anos em construção

Portais de Abelardo Luz começam a ser concluídos e instalados após 12 anos em construção

Uma das obras públicas, com recursos federais, mais antigas da região Oeste de Santa Catarina finalmente está prestes a ser concluída. Trata-se dos dois portais de entrada da cidade de Abelardo Luz, na SC-155, cuja obras iniciaram há cerca de 12 anos.

Após a longa espera e em clima de grande expectativa, na manhã de quinta-feira (27), foi iniciada a instalação da parte superior do primeiro portal construído nas proximidades do Frigorífico Aurora. O trabalho reuniu vários engenheiros da prefeitura e da empresa responsável pelo serviço, além de atrair dezenas de curiosos.

O convênio para execução da obra foi assinado ainda 2007 com o então o Ministério das Cidades. Na época um antigo modelo de portal chegou a ser erguido conforme constava no projeto aprovado, porém a estrutura acabou sendo totalmente derrubada por um vendaval antes mesmo de ser finalizada.

Alguns anos depois voltou a ser licitada uma nova empresa para construção do atual modelo que também passou por problemas na execução e modificação. A obra foi iniciada e executada parte do projeto ficando paralisada por vários anos. Em 2018, a atual administração retomou as obras e a empresa contratada deu seguimento ao projeto, porém não concluiu os serviços e contrato foi desfeito. Em 2019, foi aberta nova licitação para conclusão das obras e finalmente fazer a instalação dos portais.

Com tantos problemas para sua execução entre recontratação de várias empresas durante esse período, o investimento final deve passar dos R$ 300 mil, incluindo contrapartida do município. “Essa é uma obra muito criticada e há muito tempo aguardada pela nossa população que agora vai embelezar a entrada da nossa cidade. É mais uma obra parada que retomamos e estamos concluindo dentro da nossa administração, cumprindo mais um dos nossos compromissos assumidos junto à comunidade abelardense”, relatou o prefeito em exercício Jorge Piccinin, que acompanhou os trabalhos de instalação do primeiro portal.