You are currently viewing Autoridades de Marema buscam reativação da balsa

Autoridades de Marema buscam reativação da balsa

Depois de mais de 50 anos de operação, está interditada pela Marinha, desde ontem (17), a balsa que faz a travessia entre os municípios de Marema e Quilombo, através do Rio Chapecó. Preocupados com a situação, o Prefeito Adilson Barella e o Prefeito em Exercício, Miri Taison Taglian, estiveram nesta tarde (18), no escritório da Marinha do Brasil, em Chapecó.

Acompanhados do Assessor Jurídico da Prefeitura de Marema, Luis Antonio Cipriani, Barella e Taglian foram buscar informações referentes a interdição da balsa. “A situação nos preocupou, porque a balsa é um meio de transporte diário para dezenas de pessoas que precisam se deslocar entre os municípios. Inclusive, estivemos em contato com o Prefeito de Quilombo, Silvano De Paris, que também compartilha dessa preocupação,” explica Barella.

Em Chapecó, o grupo foi recebido pelo Sargento Maurício, da Marinha Brasileira.  “Fomos informados de que a balsa está interditada devido à necessidade de regularização. Ela não possui registro junto ao órgão portuário e o operador não é habilitado para a finalidade, ou seja, a travessia de passageiros e cargas,” esclarece Adilson Barella.

Conforme o Prefeito em exercício, Miri Taison Taglian, o Governo Municipal está em contato com o operador da balsa, Sadi Zilli e o proprietário da embarcação, para auxiliar na regularização do meio de transporte. “Mesmo sendo particular, estamos empenhados em contribuir para agilizar a liberação da balsa. Entendemos que o equipamento representa um importante meio de transporte, sem falar da importância histórica e cultural que a balsa tem para a região.”

 

Patrícia Vanzin – Jornalista
Assessoria de Imprensa