You are currently viewing Fórum debate elaboração do Plano Municipal de Cultura em Passos Maia

Fórum debate elaboração do Plano Municipal de Cultura em Passos Maia

Grupos de trabalho foram montados para a elaboração de estratégias, prevendo metas, objetivos e ações

O primeiro Fórum Municipal de Cultura reuniu dezenas de pessoas para apreciar e discutir a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Passos Maia na tarde desta quinta-feira, dia 1º. A pauta teve a apresentação do mapeamento cultural do município e a proposição de ideias para a formação do plano.

O evento foi promovido pela administração municipal de Passos Maia, que por meio do Departamento Municipal de Cultura, realiza de forma simultânea o planejamento colegiado com outros municípios da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani). A previsão é que o plano seja concluído até meados do próximo ano.

“A gente tem tentado nesses últimos anos alavancar melhor a cultura e o turismo do nosso município porque acreditamos e queremos fazer com que a sociedade acredite que temos potencial e capacidade de introduzir a cultura e o turismo com mais ênfase em nosso município”, disse o prefeito Leomar Listoni durante o evento.

Mediadora do fórum, Roselaine Barbosa Vinhas explicou que o Plano Municipal de Cultura é uma polícia pública que estabelece a organização da cultura local. “Ou seja, desde aquilo que já temos ao que o município deseja prospectar, através dos seus munícipes, para um prazo de dez anos. É uma forma de organizar a gestão pública para que essa política se torne prioridade para o município”.

O planejamento começou com um levantamento realizado pela equipe técnica sobre o atual legado cultural do município. No fórum foram apontas as demandas que a comunidade entende importante para o desenvolvimento e manutenção da área. “Essas demandas, junto com o diagnóstico, vão direcionar para onde caminha a cultura de Passos Maia”, reforçou a mediadora.

Cinco grupos de trabalho foram montados durante o fórum para o debate de estratégias voltadas à elaboração do plano, prevendo metas, objetivos e ações. Até o final do processo, várias etapas ainda vão acontecer. Uma comissão provisória do Conselho Municipal de Cultura será formada para acompanhar o andamento, realizando reuniões mensais.

“O plano, a partir da sanção da lei, que deve ser no meio de 2019, tem dez anos para execução, e o Conselho Municipal de Cultura deverá acompanhar essa execução junto com a comunidade interessada. Ele dura dez anos e deve ser revisado a cada quatro anos”, completou Roselaine.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia