Muita chuva, em curto período de tempo e descarte incorreto do lixo, tem causado transtorno
A chuva registrada na manhã desta quinta-feira (18), em Xanxerê, voltou a causar alagamentos. Conforme dados meteorológicos, foram 33 mm de chuva em apenas 20 minutos, isto é, grande volume em curto período de tempo, sendo este o principal fator para gerar os transtornos, aliado ao descarte incorreto do lixo que entope bueiros e bocas de lobo, impedindo o fluxo da água.
O prefeito Avelino Menegolla acompanha as equipes da administração municipal que atuam em situações pontuais, principalmente desobstruindo bueiros para que a água possa escoar com mais rapidez e evitar outros danos.
– Já percorremos diversos pontos da cidade, nos bairros e interior, para verificar a situação e auxiliar para que os danos sejam os menores – comenta.
Além disso, a Secretaria Municipal de Obras através do setor de engenharia realiza estudos técnicos e elabora projetos – junto com o Conselho do Plano Diretor – para solucionar o problema de enchente e alagamento. De acordo com o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, entre as soluções estão à construção de um sistema de contenção de águas pluviais.
– Para minimizar estas situações devemos construir bacias de contenções em bairros mais altos e distantes do centro da cidade. Esse sistema vai impedir que as primeiras águas da chuva cheguem com tanta intensidade nas áreas mais baixas e onde temos os principais pontos de alagamento – explica.
A Defesa Civil Regional informa que o acúmulo de chuva das últimas quatro horas chegou a 55,8 mm.
Leticia Faria – Ascom Xanxerê