Abelardo Luz agora conta com um espaço especialmente preparado para atender os empreendedores do município. É a Sala do Empreendedor, que foi inaugurada oficialmente, na manhã desta segunda-feira (23), com a presença de autoridades municipais, empresários, contabilistas, gerentes de agências bancárias e cooperativas de crédito, além de sindicatos e demais convidados.
A Sala do Empreendedor foi instalada em um espaço no primeiro piso do Centro Administrativo Municipal, através de parceria com o SEBRAE/SC – Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e o Governo Municipal de Abelardo Luz. O horário de funcionamento será das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, mesmo horário de atendimento da prefeitura.
O espaço vai oferecer aos cidadãos informações para abertura do primeiro negócio, alteração de empresas, prestação de serviços ao MEI (Microempreendedor Individual) e orientações ao empresário com relação às licitações municipais, além da integração e conexão com parceiros para aumentar o escopo e efetividade de atuação dos serviços promovidos pelo município.
AMBIENTE PARA O EMPREENDEDORISMO
“A Sala do Empreendedor é um ambiente destinado para o empreendedorismo, tanto para quem quer empreender, está começando ou pra quem já tem o seu negócio formado. Os atendimentos na Sala do Empreendedor não têm custo nenhum ao empreendedor, exceto para os casos de empresários que necessitarem de uma consultoria mais elaborada”, salientou a consultora e analista técnica do Sebrae/SC, Caroline Demeterko, que no ato representou o Coordenador Regional do SEBRAE Oeste, Enio Alberto Parmegiani.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Abelardo Luz (CDL), Alvear Roque de Fabris, ressaltou a importância da parceria visando disponibilizar serviços específicos aos empreendedores locais. “Hoje não basta apenas constituir uma pessoa jurídica, pegar o CNPG e abrir as portas. Tem que ter o planejamento com antecedência, tem que ter plano de viabilidade, um estudo prévio e o SEBRAE tem essa ferramenta com pessoas capacitadas, sem não tem aqui o SEBRAE tem uma gama de enorme de profissionais que, com certeza, vão auxiliar os empresários com esta ferramenta que vai ser muito útil para o nosso município”, frisou Alvear.
CIDADE EMPREENDEDORA
A Sala do Empreendedor é uma das atividades promovidas por meio do Programa Cidade Empreendedora, ação do SEBRAE/SC que se pretende implementar no município a partir do próximo ano, com objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico e a transformação local com a implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes, através de diferentes soluções.
“Esse é o ponta pé inicial deste grande programa que nós queremos trazer para Abelardo Luz para ajudar no desenvolvimento local. Com essa Sala, o SEBRAE vai estar dando o auxílio técnico-administrativo aos empreendedores, dando todo suporte necessário para que esses empreendimentos se tornem viáveis tecnicamente e economicamente. Abrir uma empresa é fácil, o difícil é dar continuidade e fazer alcançar o sucesso que se almeja. O mercado hoje está muito disputado e quem não estiver preparado para disputar esse mercado tem dificuldades e o SEBRAE vem para auxiliar esses empreendedores”, enfatizou o prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA SALA DO EMPREENDEDOR:
– Informações para a abertura de empresas;
– Formalização de microempreendedores individuais (MEI);
– Emissão de alvará;
– Emissão de certidões;
– Emissão de guias diversas;
– Auxílio para emissão de notas fiscais;
– Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais;
– Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios;
– Cursos, capacitações e consultorias;
– Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.
Ascom Abelardo Luz