A Polícia Militar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 11 e 12 de julho, a formatura da 17ª Turma do Programa Educacional de Resistência Às Drogas e à Violência (PROERD) em Abelardo Luz. Entre cidade e interior, concluíram as aulas, na edição 2018, um total de 242 crianças, de 10 a 11 anos do 5º Ano das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
A formatura na cidade aconteceu na noite de quarta-feira (11), no Clube Real, com um total de 160 formandos que estudam nas escolas EBM Vila Esperança, EBM Romildo Menegatti, EEB Anacleto Damiani, EF Altair Silva, EBM Hildo Bernadino Goulart, EBM Ernesto Sirino e EBM Irineu Bonhausen.
A formatura no interior do município, aconteceu na tarde de quinta-feira (12), no Auditório do Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense (IFC), na sede do Assentamento José Maria. Na solenidade, que reuniu pais, professores, autoridades civis e militares, firmaram o compromisso de viver longe das drogas um total de 82 crianças das escolas EBM 25 de Maio e EBM José Maria.
As duas solenidades foram marcadas com a presença do mascote Daren e a entrega dos certificados. Também teve homenagens aos instrutores, além de premiações às redações com entrega de mascotes de pelúcia e do sorteio de duas bicicletas entre os formandos. As solenidades contaram com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos formandos.
As aulas e orientações do Proerd foram realizadas nas próprias escolas durante três meses com alunos do 5º Ano, com apoio dos professores e direções das escolas participantes. As lições foram ministradas pelos policiais instrutores Rosimar Feo, Cassiano Marcon e Carlos Sonaglio.
PROERD 20 ANOS
O Proerd está completando neste ano 20 anos de atividades em Santa Catarina, ajudando as crianças a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistí-las. Em Abelardo Luz, a primeira turma formada pela Proerd foi em 2001, com o então instrutor policial Rubi Chinatto.
“É um trabalho gratificante. Cada vez é um momento único e cada vez mais percebemos que aumenta a nossa responsabilidade. Hoje essas crianças estão aptas e preparadas para fazer uma boa escolha, a tomar uma boa decisão para ficar longe das drogas e da violência”, frisou o policial e instrutor do Proerd, Rosimar Feo.
A secretária municipal de Educação, Eliane Cantelle, destacou a importância de abordar o tema das drogas nesta fase da vida das crianças. “No 5º ano os alunos estão começando a sair da fase de criança para a pré-adolescência. É um momento da formação, um momento do risco e da abordagem. Por isso, temos que preparar as crianças para quando forem abordadas elas saibam dizer não às drogas”, destacou.
Guerra contra a droga começa em casa
Segundo Eliane, o assunto das drogas precisa ser trabalhado não apenas dentro da escola, mas principalmente ser amplamente discutido em casa junto com cada família. “A luta contra as drogas é uma grande guerra de todos e não podemos perder essa guerra. Precisamos que a sociedade, a escola e a família, como um todo, olhem de fato para este problema sério que está dentro das nossas casas, dentro das nossas escolas e nas esquinas da nossa cidade”, frisou a secretária.
O prefeito Wilamir Cavassini ressaltou que o Proerd plantou a semente no coração das crianças, mas cabe também aos pais ajudar a cultivá-las por toda a vida dos filhos. “Além de não serem consumidores, esperamos que essas crianças nos ajudem para que outras crianças não sigam esse caminho da droga. Esperamos que os pais também deem continuidade a este trabalho também em casa. Não pode ficar só na escola. Isso tem que ser continuo e os pais têm um papel muito importante, junto com os professores e os diretores, para que essa sementinha brote e desenvolva novos frutos e dê realmente os resultados esperados”, enfatizou Cavassini.
Ascom Abelardo Luz