Evento ocorreu somente agora devido a paralisação dos caminhoneiros. Na ocasião, também foi lançado um concurso da campanha
Cerca de 500 alunos prestigiaram nesta terça-feira (26) o teatro Flor e Ser, apresentado pelo grupo de teatro Reminiscências, do município de Joaçaba, em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.
O evento foi realizado somente agora devido à paralisação dos caminhoneiros e a agenda do grupo de teatro.
Foram quatro apresentações, envolvendo cinco escolas do município, com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e informar sobre a gravidade da violência sexual infantil, de maneira didática, lúdica e dinâmica, abordando assuntos cotidianos e o slogan da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente”.
“O teatro foi uma forma de levar a informações às crianças de uma maneira divertida”, salienta a assistente social do município de Ipuaçu, Nelicima Novello, e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Ela também avalia de forma positiva o evento e a participação dos alunos.
O evento foi uma realização do Governo Municipal de Ipuaçu, por meio do CMDCA, e com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, além do Conselho tutelar.
Concurso
Na ocasião, o CMDCA também lançou um concurso em alusão a campanha, com o objetivo de estimular a participação das crianças e adolescentes na luta contra a violência e exploração sexual infantojuvenil no município.
O concurso será realizado em todas as escolas de Ipuaçu, envolvendo alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Para participar do concurso, cada turma da escola deverá confeccionar um desenho que representa a luta contra a violência e exploração sexual infanto-juvenil. O desenho será julgado por um júri e o desenho ganhador receberá um prêmio.
Thaise Guidini – Ascom Ipuaçu