You are currently viewing 350 produtores de leite serão beneficiados no programa de silagem 2018

350 produtores de leite serão beneficiados no programa de silagem 2018

Mais de 350 pequenos produtores de leite de Abelardo Luz devem ser atendidos até o fim deste mês pelo Programa de Silagem 2018. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura com objetivo de incentivar o desenvolvimento da bacia leiteira no município, cuja produção hoje é de aproximadamente 35 milhões de litros de leite por ano.

De acordo com o secretário de Agricultura, Raimundo Kinderman, a área plantada de milho para produção de silagem neste ano é de 2.500 hectares. Segundo ele, para atender a demanda, foram montadas e disponibilizadas aos agricultores 11 patrulhas agrícolas mecanizadas, sendo sete com equipamentos do município e outras quatro equipes terceirizadas.  

As patrulhas agrícolas são formadas com operador, trator, carreto e ensiladeira. O serviço é feito após o recolhimento de taxa de horas de máquina, cujo valor é estabelecido por lei municipal, podendo cada produtor contratar no máximo 10 horas. O custo da hora é de R$ 52,25 e o boleto deve ser emitido na prefeitura para poder agendar o serviço.  

ALIMENTOS PARA VACAS  

O Programa de Silagem é destinado exclusivamente para atender os pequenos produtores de leite que não possuem de muitos recursos ou equipamentos próprios para produzir sua silagem, que o principal alimento das vacas, especialmente no período de inverno.

“A Silagem é uma atividade muito importante que é feita porque não se tem pasto o ano inteiro. É uma maneira de guardar alimentos para os períodos que não tem com que alimentar os animais para aumentar a produção de leite. Então é necessário fazer esse alimento e guardá-lo para usar na hora de mais necessidade”, destaca o secretário. 

“Os produtores que ainda tiverem interesse em fazer a silagem devem procurar os operadores nas regiões onde as máquinas estão localizadas e dar os encaminhamentos necessários para posterior realização do serviço. Também não devem esquecer de emitir o boleto na prefeitura para recolher a taxa”, explicou Raimundo. 

Ascom Abelardo Luz