A secretaria municipal de saúde, através do setor de endemias do município de São Domingos, está promovendo durante esta semana diversas atividades de conscientização para o combate do mosquito Aedes Aegypti que transmite doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. A ação iniciou nesta terça-feira (24), com a visita dos agentes de endemias as escolas municipais desenvolvendo com as crianças atividades educativas sobre a importância de evitar o acumulo de água nos mais variados recipientes, diminuindo desta forma os possíveis criadouros do mosquito.
Na terça-feira (25), os alunos da E.I.M. Monteiro Lobato participaram de uma gincana e de uma palestra educativa sobre os perigos da dengue. Nesta quarta-feira (25), foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nair Teixeira Morschheiser e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberem os profissionais e na quinta-feira (26), as atividades irão acontecer na E.I.M. Pingo de Gente.
De acordo com o secretário de saúde, Gilmar Brandalize, o objetivo da ação é conscientizar toda a população, especialmente as crianças para que auxiliem o Governo Municipal no combate ao mosquito. “Nós sabemos que as crianças absorvem muito bem os conteúdos desenvolvidos nas escolas e também nos ajudam a fiscalizar as ações dentro de suas próprias casas, cobrando dos pais e responsáveis o cuidado com seus lotes e terrenos, eliminando assim os criadouros do mosquito”, explica.
O secretário Gilmar destaca ainda que as ações de conscientização são realizadas de forma permanente pelo Governo Municipal e que esta semana será realizadas atividades no Cemitério Municipal e no centro da cidade. “A equipe de obras e o setor de endemias irá promover um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal, já que se aproxima o feriado do Dia de Finados, para que seja feita toda a limpeza do local, eliminando embalagens de plástico, vasos de flores ou qualquer objeto que acumule água e na sexta-feira (27), toda a equipe estará participando de um pedágio no centro da cidade entregando materiais informativos, adesivando os veículos e alertando a população sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate à dengue”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos