You are currently viewing CREAS de Ponte Serrada realiza ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto

CREAS de Ponte Serrada realiza ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto

De acordo com a equipe técnica do CREAS de Ponte Serrada, ainda no dia 09 de outubro de 2017, foi realizada, no próprio município, uma palestra com o tema “PROJETO DE VIDA E FAMÍLIA”, tendo como palestrante o Professor Mestre Claudemir Basquera, o qual instigou adolescentes, familiares e profissionais do município a vislumbrar uma vida com harmonia e busca de ascensão dentro de princípios de moral, ética e legalidade.

Já no dia 19 de outubro de 2017, os adolescentes puderam participar de um evento na cidade de Concórdia, para conhecerem toda a estrutura e possibilidades ofertadas pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte – FABET, na ocasião foram recepcionados pela Diretora da Escola, Sra. Leandra e toda a equipe de professores, além de alguns alunos dos cursos profissionalizantes que ocorrem na instituição. 

Vale ressaltar que a Lei Federal 12.594/2012, instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), destinada a regulamentar a forma que deve acontecer a busca pela ressocialização e reeducação de adolescentes que tiveram imputados em seu desfavor à prática de ato infracional.

Tendo em vista que o ato infracional pode ser entendido como toda ação dolosa ou não, praticada por adolescente (pessoa com doze anos completos e dezoito incompletos); é toda conduta tipificada como crime ou contravenção penal para adultos.

Ao município ficou a incumbência de implementar e executar as Medidas Socioeducativas em meio aberto, ou seja, a Prestação de Serviço a Comunidade e a Liberdade Assistida (Incisos III e IV do artigo supracitado). Neste viés, várias ações vem sendo realizadas, buscando oportunizar aos adolescentes uma reflexão consistente sobre o Ato Infracional, suas implicações e especialmente a abertura de novas oportunidades no sentido da não reincidência.

“O momento foi extremamente relevante em razão de que acontecia a exposição de experiências práticas confeccionadas pelos formandos dos cursos Técnicos de Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização, Mecatrônica e também de nível superior em Processos Gerenciais e Logística. Também foi possível conhecer a Mini Cidade que existe dentro da escola voltada à educação no trânsito para crianças de escolas de toda a região”, comentou o psicólogo Márcio Barbosa.

A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente em consonância com os tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, vedam a prática de prisão a quem tem menos de dezoito anos, porém nem por isso quem está nessa faixa de idade pode fazer o que quiser que nada será feito pelas autoridades.

Contrariando a crença alardeada por muitos que, ao “menor de idade” nada acontece se agir fora da lei é que se elaborou o SINASE, o qual veio complementar o Art.112 da Lei 8069/90 e seus sete incisos, que preveem desde uma Advertência formal ao adolescente até a Internação em Estabelecimento Educacional.
“Essas ações conjugadas com outras que já aconteceram e outras que ainda virão, fazem parte de um arcabouço complexo que visa promover a reeducação, ressocialização e promoção social de toda a população de Ponte Serrada e em especial aos usuários dos CREAS, que oferta serviços especializados e conta com uma equipe técnica (psicólogos e assistente social) e administrativa, bem como da administração municipal”, finalizou Patrícia Peroza a coordenadora do CREAS de Ponte Serrada.

Nataniele Barreto Alves – Ascom Ponte Serrada