You are currently viewing Governo Municipal promove palestra sobre projeto “Recolhe” e mastite bovina

Governo Municipal promove palestra sobre projeto “Recolhe” e mastite bovina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Governo Municipal de São Domingos, através da secretaria de agricultura e meio ambiente, promoveu nesta quarta-feira (18), um encontro com os agricultores do município no Centro de Referência e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. Durante o evento, foram oferecidas duas palestras, a primeira sobre a implementação do projeto “Recolhe”, que prevê o recolhimento de carcaças de animais nas propriedades rurais pela Companhia Brasileira de Reciclagem Animal (CBRASA), e a segunda sobre mastite bovina, ministrada pelo médico veterinário da Epagri, Vagner Portes.

A proprietária da empresa, Diane Franz, destacou que a CBRASA é única empresa habilitada para o processamento e destinação correta das carcaças de animais no país. “A empresa tem o prazo de 48 horas para recolher os animais mortos, como bovinos e suínos, a partir da notificação por parte dos agricultores. Estes animais serão encaminhados até a sede em Seara, onde passarão por um processo de cozimento e esterilização, que transformará a matéria prima em subprodutos como biodiesel e fertilizantes. O transporte desses animais até o entreposto será feito em veículo coberto e completamente vedado, garantindo assim a segurança sanitária, ambiental, trabalhista e econômica para o município”, explica.

De acordo com o secretário de agricultura e meio ambiente, Paulo Roani, o recolhimento dos animais não gera custo algum aos agricultores e também garante a proteção do meio ambiente. “A destinação correta destes animais através da efetivação deste projeto pelo município, demonstra o comprometimento do Governo Municipal com o meio ambiente e com os nossos agricultores, já que promove a diminuição da insalubridade e aumento do bem-estar social entre os trabalhadores e produtores rurais, além do aumento da eficiência e redução dos custos nos sistemas de produção e o fomento ao reaproveitamento de energia orgânica, cuidados estes que são essenciais para o desenvolvimento econômico nas propriedades rurais”, destaca.

Os agricultores que necessitarem da prestação deste serviço devem entrar em contato diretamente com a empresa no telefone (49) 3199-2181 ou (49) 99182-3153, ou ainda com a secretaria de agricultura e meio ambiente na Prefeitura Municipal.

A segunda palestra também abordou uma temática muito importante para a qualidade do leite, que é a mastite bovina, doença que mais acomete os animais, trazendo inúmeros prejuízo aos produtores de leite. O médico veterinário da Epagri, Vagner Portes, destacou que combater esta doença é um grande desafio ao futuro da bovinocultura leiteira em toda a região. “A mastite é um dos principais fatores que leva a diminuição não apenas da produção de leite em litros, mas também na qualidade do produto. Por isso, é fundamental que os gestores, juntamente com a Epagri, ofereçam aos agricultores mais alternativas e conhecimento para combater e minimizar os prejuízos causados por ela”, comenta.

O secretário Paulo afirma que esta é mais uma ação do Governo Municipal dentro do programa de melhoramento genético. “Desde 2009, São Domingos passou de 900 mil litros de leite produzidos ao mês para 4,5 milhões de litros produzidos mensalmente, isso demonstra que todo o trabalho e ações desenvolvidas vêm dando resultado, melhorando a produção e a rentabilidade nas propriedades, e o nosso compromisso é continuar dando suporte aos nossos agricultores para que possam permanecer no campo com tranqüilidade”, afirma.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos