You are currently viewing 8ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 150 pessoas em São Domingos

8ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 150 pessoas em São Domingos

Com a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi realizado nesta quinta-feira (06), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Domingos, com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento ocorreu no Centro de Múltiplo Uso e reuniu mais de 150 pessoas.

Participaram da conferência usuários do Sistema Único de Assistência Social do município, como participantes do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), beneficiários do programa Bolsa Família e do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, idosos dos grupos de idosos organizados, grupos de mulheres organizadas, sindicatos, movimentos sociais, vereadores e servidores do Governo Municipal. A doutora em serviço social, Iraci de Andrade, foi a responsável pela palestra que abordou a política de assistência social e o papel da sociedade e dos agentes federativo na manutenção dos direitos socioassistenciais.

Durante o evento, foram expostos os quatro eixos de debate e elencadas as propostas para serem encaminhadas para a conferência estadual e nacional. Foram eleitos ainda os delegados, um da sociedade civil e outro do Governo Municipal, com seus respectivos suplentes, que irão representar São Domingos nas demais conferências.

Para a prefeita municipal, Eliéze Comachio, a conferência é um importante momento para conhecer a política pública da assistência social que vem sendo desenvolvida em São Domingos e também propor ações e serviços para melhorar o atendimento a população. “Estamos muito satisfeitos com a participação maciça da nossa sociedade, nosso governo é pautado na participação popular, por isso precisamos ouvir as demandas do nosso povo e desenvolver ações para colocá-las em prática. A assistência social é a responsável por atender principalmente o povo mais carente ou que tem seus direitos violados e é para estas pessoas que devemos lançar nosso olhar mais sensível para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, inserindo este individuo no meio social da melhor forma possível. E este é o nosso compromisso atender bem quem mais precisa do Governo Municipal”, afirma.

 Juliana Cardoso – Ascom São Domingos