You are currently viewing CRAS promove oficina de aproveitamento total de alimentos para famílias do PAIF

CRAS promove oficina de aproveitamento total de alimentos para famílias do PAIF

O aproveitamento total dos alimentos é fundamental para evitar o desperdício de produtos tanto durante seu preparo como também após o consumo. Por isso, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) esta promovendo com as famílias do PAIF diversas oficinas que incentivam o aproveitamento integral dos produtos. A atividade esta sendo desenvolvida pela coordenadora do projeto “Plante uma Esperança”, Erecilda Câmara, e cada participante recebeu um livro de receitas ao final da oficina.

O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas, diminuindo o desperdício e garantindo maior economia às famílias. De acordo com a coordenadora do projeto “Plante uma Esperança”, dona Erecilda, a alimentação sustentável combate este processo, por meio do aproveitamento integral dos alimentos e do planejamento na hora de ir às compras. “Diversos nutrientes estão presentes em partes geralmente descartadas dos alimentos, como sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos. Muitas pessoas perdem a oportunidade de produzir pratos deliciosos e saudáveis, causando acúmulo de lixo orgânico e desperdício de mantimentos e nosso objetivo com esta oficina é mostrar para estas mulheres como usar melhor os produtos que elas tem dentro de suas casa”, afirma.

Para a coordenadora do CRAS, Sandra Fiorese, as oficinas também promovem momentos de encontro e troca de experiência entre as famílias. “Cada mulher traz consigo sua experiência de vida e através deste trabalho em conjunto também podemos fortalecer os vínculos comunitários e familiares, promovendo assim uma interação maior entre o povo e o poder público. Desta forma, podemos conhecer a realidade de cada um, para então desenvolver ações que melhorem ainda mais a qualidade de vida desta população”, explica.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos