Estruturas de madeira estão sendo substituídas por tubulações em várias comunidades
Além da manutenção das estradas do interior, a Secretaria de Infraestrutura de Passos Maia está trabalhando na recuperação de pontes antigas de madeira, substituindo as estruturas danificadas por tubulações. O serviço já foi realizado em várias comunidades.
A estrutura comprometida é totalmente removida e tubos de diferentes tamanhos – conforme a necessidade – são colocados no leito do rio. Depois, camadas de terra e rocha refazem a estrada, com cabeceiras ainda construídas nas margens da nova ponte.
O prefeito Leomar Listoni esteve nesta semana junto com o diretor de Infraestrutura, Nilson Perosa, acompanhando os trabalhos em uma das obras na estrada próxima ao Assentamento União do Oeste. Vários outros locais também já foram recuperados.
“O objetivo é justamente recuperar as pontes que estão com problemas para o transporte de produtos. A gente está substituindo as estruturas danificadas por tubulação devido à falta da matéria-prima, pela escassez da madeira de imbuia ou angico, que não se tem mais”, justifica Listoni.
O prefeito lembra ainda que na próxima segunda-feira, dia 15, uma nova licitação ocorrerá para a compra de mais tubos de tamanhos para outros trabalhos em pontes danificadas. “O trabalho é feito conforme a necessidade, recuperando também as estradas que dão acesso às nossas comunidades produtoras”, pontua.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia